Os vereadores da capital aprovaram nesta quinta-feira (23), em sessão fechada ao público, um projeto de lei que trata da prorrogação da cobrança do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano), e da taxa de coleta de lixo em até 120 dias.
A matéria é de autoria dos vereadores Ítalo Otávio (PR), Genilson Costa (SD), Miriam Reis (PHS) e Nilvan Santos (PSC). “Agora o projeto vai para a sanção da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB). Se ela não responder tem 15 dias, o presidente automaticamente tem que promulgar a lei. Se ela vetar, os vereadores se reúnem para derrubar ou manter o veto”, informou o vereador Ítalo Otávio.
De acordo com o parlamentar, a novidade atenderá todas as pessoas que possuem imóveis, seja comercial ou residencial, e iniciarão o pagamento dessas taxas no mês de setembro deste ano.
“Nesse período de pandemia, é importante frisar que não é uma necessidade da população pagar impostos. O ideal é que se gaste dinheiro com as despesas de sobrevivência, como alimentos e outras necessidades de nossa rotina. Retirar o IPTU e a taxa da coleta de lixo traz certo alívio para o empresário local e a população”, finalizou o vereador.