O deputado Renato Silva (Republicanos-RR) protocolou o Projeto de Lei N°161/2020 na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), que visa priorizar a vacina contra a Covid-19, quando já estiver disponível no Estado, para os profissionais que estão atuando diretamente atendendo a população com suspeitas e confirmações de casos do novo Coronavírus.
A intenção desse projeto é dar mais segurança aos profissionais que estejam atuando diretamente no atendimento aos pacientes de hospitais, ambulatórios, unidades básicas e demais instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando as precauções que devem ser tomadas para atender às pessoas com Covid-19.
O referido projeto ainda prevê que os profissionais da saúde recebam, além da realização de testagem do novo coronavírus a cada 15 dias, equipamentos de proteção individual (EPIs), recomendados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), enquanto vigorar o decreto N° 28635-E de 22/03/2020.
De acordo com o deputado Renato Silva, se o projeto de lei N°161/2020 for aprovado, vai facilitar e dar mais segurança às pessoas que trabalham diretamente atendendo os infectados.
“Com intuito de proteger e dar mais segurança aos profissionais da saúde que cuidam e tratam diversos casos de pacientes infectados no Estado, essa será uma lei de extrema importância, pois os relatos diários que ouvimos com relação a falta de itens básicos em diversas unidades de saúde são muito preocupantes”, disse Renato.
Ainda conforme o parlamentar, “É preciso garantir a segurança de todos, principalmente dos trabalhadores que não podem parar suas atividades, pois são essenciais nessa luta e arriscam suas vidas e de seus familiares diariamente para que outras muitas sejam preservadas. É pensando nisso que precisamos dar prioridade a eles, inclusive para quando a vacina sair, pois todos precisam estar preparados e com a saúde em dia para continuar salvando vidas”, finalizou.