Política

Quadro da dependência química será tema de audiência

Sessão ordinária na ALE será transformada numa audiência pública com o tema “Diagnóstico do quadro atual da dependência química no Estado de Roraima”.

No dia 14 de maio, a sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Roraima, será transformada numa audiência pública com o tema “Diagnóstico do quadro atual da dependência química no Estado de Roraima”.

O evento foi requerido pelo deputado Soldado Sampaio e está sob a coordenação da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Ação Social, que tem como presidente a deputada Angela Águida Portella.

O evento tem como objetivo discutir a situação da dependência química em Roraima, prevenção, atendimento, tratamento e criação de políticas públicas.

A deputada afirmou que esse é um assunto atual e é um problema para toda a sociedade, principalmente para os adolescentes que são os mais vulneráveis.

“Temos lido muitas notícias sobre o tráfico de drogas, jovens cometendo crimes por causa da dependência química. Precisamos debater esse assunto e propor ações de prevenção para que possamos diminuir índices e tratar de quem já se tornou um viciado”, disse a parlamentar.

Para o deputado Soldado Sampaio, o Estado de Roraima carece de políticas públicas sobre o assunto e que o caso dos dependentes químicos não é somente caso de polícia, mas papel da família e responsabilidade do Estado.

“A dependência química em Roraima, assim como em outras unidades da Federação, é um mal que é tido como prenúncio da degeneração da família, violência contra a mulher, abusos sexuais, furtos e roubos”, disse Sampaio.

Foram convidados para participar da audiência pública representantes do Executivo municipal e estadual, Ministério Público Estadual e o Dr. Wilson da Silva Lessa Júnior, diretor do bloco de Psiquiatria do Hospital Geral de Roraima, entre outros representantes de instituições ligadas ao tema.

Fonte: Secom ALE