
O governador Antonio Denarium (Progressistas) promoveu a secretária estadual adjunta da Saúde Adilma Rosa de Castro Lucena, de 50 anos, como titular da pasta. Com isso, ela será responsável por gerir o segundo maior orçamento anual do Poder Executivo, com R$ 1,4 bilhão.
Adilma substitui a advogada Cecília Lorenzon – que deixou o cargo após três anos em meio a acusações de corrupção e má-gestão da saúde pública, para assumir a Secretaria de Governo Digital. Dos quase 30 anos de carreira da nova secretária, apenas três anos e nove meses possuem ligação com a saúde.
Nascida em Manaus, no dia 20 de outubro de 1974, Adilma mora em Roraima desde 1982. Se formou em Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), em 1996, mesmo ano em que assumiu como técnica de tributos estaduais efetiva do Governo do Estado.
Na Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), ela foi diretora do Departamento de Receita e secretária-adjunta entre 2016 e 2018. Em junho de 2021, Adilma foi cedida para a Sesau na condição de secretária-adjunta, cargo que ocupou até hoje. Edson Castro, o outro secretário adjunto da Saúde, segue no posto para auxiliar a nova titular.