CONTEÚDO PATROCINADO

Rádio Assembleia 98,3 FM completa três anos com novos quadros e retorno positivo do público

Criada em 2021, Rádio do Poder Legislativo aborda temáticas do parlamento e demandas de interesse social

Rádio Assembleia foi inaugurada em abril de 2021 (Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)
Rádio Assembleia foi inaugurada em abril de 2021 (Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

Se você ainda não sintonizou a Rádio Assembleia, na frequência 98,3 FM, afiliada à Rádio Senado, essa reportagem é um convite especial para que faça isso agora. Se já é ouvinte assíduo, pedimos que continue com a gente. A emissora completa três anos neste domingo (21) e tem conquistado a simpatia do público com uma programação voltada aos debates do Legislativo, com espaço para discutir demandas de interesse social.

Nos últimos 12 meses, a Rádio Assembleia incluiu na programação novos quadros para aprofundar temas importantes, como a inclusão social de pessoas com deficiência, através do “Inclusão é Lei”; e o quadro de entrevistas com representantes do Corpo de Bombeiros de Roraima para tratar da prevenção de situações rotineiras, como incêndios, queimaduras etc. Ambos os quadros são veiculados no programa Parlamento de Ponta a Ponta, das 9h às 11h30.

Para participar da programação ao vivo, basta mandar mensagem para o WhatsApp da Rádio Assembleia: (95) 98402-2774.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), lembrou que, ao decidir investir em tecnologia na rádio, foi questionado sobre os motivos que o levaram a querer modernizar a emissora em tempos de redes sociais. Para ele, o rádio é um dos pilares da comunicação moderna que durante décadas foi o principal veículo de comunicação na sociedade.

Presidente Soldado Sampaio lembra processo de investimento (Foto : Jader Souza/ SupCom ALE-RR)

“Além disso, a comunicação através do rádio tem a sua magia, por ser um veículo dinâmico e que permite a interatividade, no qual o cidadão, esteja onde estiver, pode ter informação e entretenimento em tempo real. Pela Rádio Assembleia, podemos dar maior transparência para as ações do Parlamento Estadual, possibilitando ao cidadão acompanhar de perto as ações dos deputados e da Assembleia”, declarou o presidente.

Retorno positivo

Estrutura da Rádio Assembleia era pequena antes de passar por modernização (Foto : Jader Souza/ SupCom ALE-RR)

Outra marca registrada no passar desses três anos é o retorno positivo do público. A equipe da emissora recebe constantemente mensagens de quem a ouve e elogia a atuação dos locutores e dos jornalistas à frente dos programas. Isso acontece em casa, na rua, nos supermercados e até nos meios de transporte. A Rádio Assembleia vem conquistando cada vez mais espaço e permitindo a participação democrática do cidadão nos trabalhos legislativos.

Sônia Lúcia Nunes, superintendente de Comunicação da ALE-RR, fala dos avanços da rádio (Foto : Jader Souza/ SupCom ALE-RR)

“Isso mostra que alcançamos uma credibilidade em pouco tempo, principalmente, no interior, onde estão pessoas que fazem questão de mandar mensagens para os programas da emissora. Além de música, a população pode acompanhar as ações do Poder Legislativo e notícias de utilidade pública. É cultura, lazer, entretenimento e muita informação”, enaltece a superintendente de Comunicação da ALE-RR, Sônia Lúcia Nunes.

Hoje, o “Informe Parlamentar”, produzido pela Rádio Assembleia, é veiculado na Rádio Roraima, toda segunda, quarta e sexta-feira, com duração de 20 minutos. Esse e outros materiais feitos pelo jornalismo da emissora legislativa, como o “Diário do Parlamento” e o “Parlamento em 1 Minuto”, são retransmitidos em rádios do interior do Estado.

Diretora de Rádio e TV, Camila Dall’Agnol afirma que emissora avançou (Foto : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“São três anos de muitas mudanças. Todos os dias temos quatro horas [das 8h às 12h] de programação local sendo veiculada na Rádio Assembleia. Começamos em um espaço pequeno, apertado, onde não era possível levar muitas pessoas, e agora temos uma estrutura moderna e ampla, considerada a melhor da Região Norte, o que nos traz orgulho e possibilidade de criação e crescimento”, avalia a diretora de Rádio e TV do Poder Legislativo, Camila Dall’Agnol.

Adaptação de conteúdo

Estúdio permite receber diversos convidados ao mesmo tempo (Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

E uma estrutura moderna também permite novos produtos de comunicação, como os podcasts, que cresceram nos últimos anos e permitem um diálogo amplo e profundo sobre os mais diversos temas. A Rádio Assembleia produziu, até o momento, três podcasts voltados para o Setembro Amarelo e à prevenção ao suicídio; à causa animal; e, por último, uma discussão sobre os cuidados com a mente. A ideia é continuar produzindo esses conteúdos, com transmissão pela TV Assembleia, canal 57.3.

Joselinda Lotas, coordenadora da Rádio Assembleia (Foto : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“São muitas realizações, profissionais e pessoais. Apesar de termos uma equipe pequena, todos se ajudam nesse processo de construção dos materiais, desempenham importante papel na emissora e levam informação e entretenimento de qualidade para os nossos ouvintes. Nosso trabalho tem focado em aproximar a população do parlamento, para que ela interaja, veja e saiba tudo o que acontece na Casa Legislativa”, disse a coordenadora da Rádio Assembleia, Joselinda Lotas.

Confira a programação:

Segunda a sexta-feira

  • das 8h às 9h – “Música que a gente gosta”, com o radialista Antônio Souza, com foco em canções do sertanejo raiz e no forró pé de serra;
  • das 9h às 11h30 – “Parlamento de Ponta a Ponta”, sob comando de Leôncio Monteiro, tem transmissão ao vivo das sessões plenárias e entrevistas com os deputados e outros convidados;
  • das 11h30 às 12h – “Diário do Parlamento”, apresentado por Fernanda Brito e Lucas Castro, aborda as principais reportagens ligadas à Assembleia Legislativa de interesse público.

Fim de semana

  • das 8h às 10h de sábado – “Relembrando a Jovem Guarda”, apresentado pelo radialista Eduardo Figueiredo, resgata os sucessos musicais da década de 1960;
  • das 10h às 12h de sábado – “Revista Musical”, que tem como apresentador o radialista Josué Araújo, valoriza as músicas locais atuais e antigas, e entrevista os artistas regionais;
  • das 8h às 10h – “Viola Sertaneja”, apresentado pelo radialista Frank Araújo, com uma pegada mais caipira, com moda de viola, catira, sertanejo raiz, músicas nordestinas e gaúchas;
  • das 10h às 12h de domingo – “Domingo Esportivo”, com entrevistas e mesas-redondas com todas as novidades do esporte com Waldenir Benttes e Bernardo Silva.