A reabertura da fronteira de Santa Elena de Uairén foi debatida ontem, 3, em encontro que reuniu autoridades políticas do Brasil e Venezuela. A preocupação parte do princípio dos danos econômicos que ambos os países possam enfrentar em razão paralisação das atividades de importação e exportação de produtos.
Entre as autoridades do Brasil que participaram da reunião com governador do Estado de Bolívar, Justo Nogueira Pietri, estavam o senador Telmário Mota (PROS) e o deputado federal Otaci Nascimento (SD).
“Nosso objetivo nesse encontro foi demonstrar que a reabertura da fronteira com Brasil é muito importante para o nosso intercâmbio cultural, social e, principalmente, econômico. Roraima depende não só da energia vinda do linhão de Guri, mas também das exportações que vão para Venezuela, que ajudam muito na economia local. Com a fronteira fechada, o Estado padece em parte de sua economia”, comentou o senador.
Mota destacou ainda ter sentido boa vontade por parte de Justo Nogueira no processo de reabertura da fronteira, fechada há 11 dias pelo presidente Nicolás Maduro. “O próprio governador de Bolívar disse estar à disposição para um entendimento em conjunto com as forças armadas e diplomacia venezuelana e brasileira. Isso é bom”, completou.
Para o deputado Otaci Nascimento, o momento deve ser de total entendimento e diálogo às questões econômicas e principalmente de pacificação da região.
“Senti por parte do Governador Justo Nogueira muita motivação positiva em solucionar a questão, e coloquei o meu gabinete e meu mandato para ajudar no que for preciso e possível, para o bem da Venezuela, de Roraima e do Brasil”, pontuou.
*INFORMAÇÕES: Assessoria Parlamentar.