Política

Reforma administrativa vai fundir e unificar secretarias

Algumas das modificações que serão apresentadas no planejamento da reforma para Temer foram adiantadas por Denarium durante coletiva

Outra medida adotada pela equipe de intervenção federal é a realização de uma reforma administrativa, com a fusão de secretarias e extinção de outras. “Vamos fazer o corte de gastos da máquina, reduzir todos os desperdícios e, com isso, ter condições de governar”, enfatizou o interventor federal e governador eleito Antonio Denarium durante coletiva de imprensa na tarde de ontem.

O interventor adiantou ainda que departamentos com status de secretaria passam a ser diretorias ou serão unidas no fortalecimento de políticas públicas compartilhadas, proporcionando melhorias na gestão para oferecer atendimento de qualidade para toda população. “A união e gestão compartilhadas por um eixo de política pública direcionada vai reduzir os gastos na máquina. Vamos fazer uma gestão cortando gastos e desperdícios, vamos fundir algumas secretarias e extinguir outras. Vamos acabar com contratos superfaturados e a corrupção, como forma de reduzir a máquina pública”, garantiu.

“Eu vou apresentar todas as mudanças quando apresentar a reforma administrativa completa, mas adianto que, por exemplo, a Univir [Universidade Virtual de Roraima] passará a ser parte da Secretaria de Educação e a Rádio Roraima, que tinha status de secretaria, será uma diretoria da Comunicação, assim como o Cerimonial será diretoria da Casa Civil”, disse.

O governador eleito também informou que vai unir as secretarias de Administração e Planejamento, acrescentando que a parte do Orçamento ficará a cargo da Sefaz. “São ações que estamos implementando. A Secretaria de Segurança Pública fará um eixo com todos os órgãos de segurança e no eixo de produção e desenvolvimento estarão, por exemplo, a Secretaria de Agricultura, a Femarh [Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos], o Iteraima [Instituto de Terras e Colonização] com políticas compartilhadas. Isso para economizar dinheiro e melhorar o atendimento ao contribuinte”, anunciou.

Denarium anunciou novos secretários

Como interventor federal, Antonio Denarium nomeou um grupo de secretários que vai trabalhar diretamente nesse período, mas explicou que vai pedir que continue atuando em seu governo após a posse em janeiro. “Pretendemos manter os secretários empossados hoje por um período maior”, destacou. Alguns dos nomeados são secretários interventores que vão auxiliar a nova gestão do Estado:

O general Eduardo Pazuello é quem está comandando a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e trabalhando em conjunto na intervenção federal. General de Brigada Intendente, Pazuello é natural do Rio de Janeiro (RJ) e foi coordenador Logístico das Tropas do Exército Brasileiro empregadas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio/2016, além de Comandante da Base Logística Multinternacional Integrada em Tabatinga e atualmente é coordenador da Força-Tarefa Logística Humanitária no Estado de Roraima.

Paulo Rodrigues assume a Secretaria de Segurança Pública. Bacharel em direito e pós-graduado em direito público, tem extensa experiência na administração penitenciária. Defensor público do Estado do Maranhão. Desde junho de 2015 é corregedor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Foi titular do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública no Maranhão e integrante do Conselho Penitenciário Estadual. Atuou como secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão e coordenador adjunto do projeto ‘Defensoria sem fronteiras’.

Além deles, foram nomeados também os seguintes secretários:

Simone Soares, esposa do governador, assume a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes). Formada em Ciências Contábeis com especialização em Auditoria e Gestão Pública, no Governo do Estado, exerceu durante a gestão de Ottomar de Souza Pinto, a função de chefe de Controle Interno da Casa Civil e chefe de controle interno na Secretaria de Educação.

Bruna Sack vai comandar o Cerimonial. Formada em Publicidade e Propaganda na Faculdade Estácio Atual e pós-graduada em Marketing Político, atuou na Secretaria de Comunicação do Governo de Roraima (Secom) e, em seguida, prestou assessoria de comunicação para o Iteraima entre os anos de 2012 e 2016. Também atuou como empresária no ramo da gastronomia por seis anos.

Giuliana Castro volta ao cargo de Delegada-Geral da Polícia Civil. Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior do Paraná (Cespar), especialista em violência doméstica e sexual contra criança e adolescente pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou na Polícia Civil em 2003, onde passou por várias delegacias e fundou o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NPCA), sendo conselheira do Conselho Estadual de Assistência Social do Estado de Roraima.

O ex-deputado Airton Cascavel assume a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh). Natural em Capanema (PR). Estabeleceu-se em Roraima, em 1985, com a expansão das linhas de ônibus de uma empresa paranaense. Iniciou carreira política como prefeito do município de Mucajaí em 1988. Em 1990, renunciou ao cargo de prefeito para se candidatar a deputado estadual. Participou da Assembleia Constituinte Estadual e presidiu a Assembleia Legislativa de Roraima. Em 1994 foi eleito vice-governador de Roraima. Em 2002, foi eleito novamente a deputado estadual. Em 2007, foi secretário de Desenvolvimento Agrário de Boa Vista.

Márcio Granjeiro comandará o Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima). Roraimense, possui graduação em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1997), especialização em Produção e Reprodução de Pequenos Ruminantes e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Servidor Público há 20 anos, já foi presidente da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) de 2016 a 2017, foi delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Roraima de (2013-2014), Engenheiro Agrônomo na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (1998 – 1998) e na Secretaria de Estado de Planejamento Indústria e Comércio (1997 – 1998).

Francisco Oliveira, o Chiquinho Brasília, volta ao comando da Companhia Energética de Roraima (Cerr). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Integrada Colégio Moderno. Atualmente é professor da Universidade Federal de Roraima e presidente do Conselho Regional de Contabilidade. Foi membro efetivo do Conselho de Administração da Agência de Fomentos do Estado de Roraima S/A, ocupou o cargo de controlador-geral do Estado de Roraima em 2016, e conselheiro fiscal da Cerr.