Em visita ao Estado do Acre para participar da XIII Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, o deputado estadual Renato Silva (Republicanos-RR) voltou a pedir apoio para a criação de uma comissão formada pelo governador, prefeita, senadores, deputados e vereadores de Roraima. A intenção é realizar, em Brasília, uma audiência para cobrar do Governo Federal ajuda para amenizar os impactos causados pela crise migratória no Estado.
Junto aos deputados Marcelo Cabral (MDB-RR) e Renan Filho (Republicanos-RR), Silva se reuniu com o presidente da Unale, Kennedy Nunes (PSD-SC), e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), Nicolau Júnior (PP), e falou em pronunciamento na tribuna da Casa sobre a realidade enfrentada em Roraima com a imigração venezuelana.
“Roraima hoje é um Estado que acolhe um problema nacional: a imigração venezuelana. Um problema que está resolvendo sozinho. Precisamos reunir essa comissão e marcar uma audiência em Brasília para levar até o Governo Federal a realidade que estamos enfrentando”, disse.
O parlamentar informou que esteve em Brasília recentemente, a convite do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), que falou sobre a situação em reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. “Não veio um centavo de recurso federal para resolvermos isso. O governo do Estado e a Prefeitura estão fazendo milagres. A Operação Acolhida, que não quero entrar no mérito de como está sendo usado o recurso, não está resolvendo o problema, pois só atende de seis a oito mil imigrantes, mas já recebemos quase 200 mil. A realidade que chega lá [em Brasília] é totalmente diferente da realidade que vivemos”, destacou.