O partido Republicanos reforçou nesta segunda-feira (18), em reunião de líderes da sigla, o apoio à pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio, para prefeito de Boa Vista nas eleições de 2024.
O encontro foi realizado após a coluna Parabólica revelar que Antonio Denarium (Progressistas) teria reunido mais de 15 deputados estaduais para declarar apoio ao nome de Catarina Guerra (União Brasil), sem convidar parlamentares do partido que sustenta a base do Governo. Desde o ano passado, Sampaio era o favorito a obter o apoio do governador.
Além de Sampaio, estavam na reunião o presidente estadual da sigla, senador Mecias de Jesus, o deputado federal Defensor Stélio Dener, os deputados estaduais Gabriel Picanço, Marcos Jorge (líder da sigla na ALE-RR), e Tayla Peres, e os vereadores de Boa Vista, Ítalo Otávio, Manoel Neves e Sandro Baré.
Marcos Jorge disse que a direção do partido foi surpreendida pela notícia. “Ficamos surpresos com o anúncio de um outro nome para disputar a eleição sem que tivéssemos sido convidados para discutir e deliberar sobre o assunto. Se é um nome do grupo governista, por que nós do Republicanos não fomos convidados para deliberar sobre o assunto?”, indaga Jorge.
Por outro lado, o parlamentar afirma que o partido possui “excelente relação” com Catarina e que é aliado “de primeira hora” de Denarium, “mas há muito que a sociedade roraimense sabe que o deputado Soldado Sampaio é o nosso pré-candidato a prefeitura de Boa Vista”.
“Nossa proposta inicial sempre foi mantermos a unidade do grupo”, completou ele, que também informou que o Republicanos vai continuar dialogando com partidos aliados da base governista para construir uma frente ampla de apoio à candidatura republicana nas próximas eleições.
O presidente da Casa, por sua vez, também revelou estranheza com o fato do partido não ter sido chamado para conversar previamente sobre o assunto. Sampaio disse que sempre colocou seu nome à disposição, desde que houvesse uma unidade da base governista, e que mantém o posicionamento. “Quem me conhece sabe do meu comprometimento com o nosso grupo político, sempre buscando dialogar com todas as forças políticas visando a manutenção de nossa unidade”, afirmou.
O deputado estadual disse ainda seguir as orientações de sua agremiação partidária, cuja decisão é manter sua pré-candidatura e de vai continuar dialogando com todas as forças políticas para construir essa frente ampla através da base governista para garantir a vitória eleitoral, a exemplo do pleito de 2022.