Política

Rodrigo Jucá assume Saúde com desafio de implantar postos de saúde 24 horas

Na solenidade de posse do novo secretário municipal de Saúde, foi anunciado que a prioridade é cumprir promessa de campanha

Após um ano da saída da Secretaria Municipal de Educação, o ex-deputado Rodrigo Jucá volta à Prefeitura de Boa Vista como titular da Secretaria Municipal de Saúde no lugar de Marcelo Lopes. A solenidade de posse foi realizada na tarde de ontem, no Centro Empresarial Ideias e Negócios.
De acordo com a prefeita Teresa Surita (PMDB), a saída de Lopes foi tranquila e ele não terá nenhum cargo público no momento e vai se dedicar a empreendimentos particulares. “Marcelo continua como parceiro, amigo. Ele fez um excelente trabalho à frente da saúde municipal. Mas mudanças são comuns. Se pegar o início do meu mandato e comparar com o hoje, você verá que a gente já mexeu em muitas secretarias. E não é nada pessoal. Agora chegou a hora de fazer uma renovação na saúde”, explicou, reiterando que a saúde é a área mais delicada do Executivo municipal.
Promessa de campanha em 2012, Teresa reafirmou que pretende implantar os postos de saúde 24 horas e que esse será um dos grandes desafios de Rodrigo Jucá. “Ele vai continuar com o plano de governo, com as diretrizes. Temos que implantar os postos 24 horas, melhorar o atendimento. Acredito que avançamos muito, principalmente nos controles, na questão de medicamentos, da central de abastecimento. Agora é outra fase”, afirmou.
Ainda em fase de estudo, os postos 24 horas podem ser implantados até julho deste ano. “Esse é o meu desejo. Estamos fazendo um levantamento de custo. Com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração [PCCR], nós tivemos um impacto muito grande na folha de pagamento. Para o funcionamento dos postos, temos que aumentar o número de pessoas trabalhando”, disse. “Vamos começar a discutir o número de funcionários a mais e a forma de funcionamento, por isso ainda não podemos afirmar se vamos convocar mais servidores”.
DESAFIO – Sobre seu grande desafio, o novo secretário disse que os postos 24 horas são uma necessidade. “Temos que correr contra o tempo, mas a Secretaria de Saúde está pronta para desenvolver essa atividade”, afirmou.
Rodrigo Jucá disse que a área da saúde é muito técnica, mas que a gestão pública tem algumas questões similares. “Certamente vai demandar um novo aprendizado, mas tenho certeza de que a equipe vai me dar plenas condições de fazer o que tem que ser feito. Sempre digo que para se fazer um bom trabalho no setor público, é preciso que haja duas coisas: uma boa equipe e um plano. A Teresa tem um plano de governo bem feito, audacioso e a saúde tem uma equipe técnica muito competente. Então, não há por que dar errado”, afirmou.
O secretário destacou o trabalho feito por seu antecessor. “Marcelo fez um grande trabalho e é importante reconhecer que tudo o que for feito daqui em diante será graças às etapas que ele conquistou. Então, é uma evolução natural”, comentou.
MUDANÇAS – A prefeita Teresa Surita descartou novas mudanças no secretariado para os próximos dias. “Por enquanto, não há nenhuma previsão para mudanças. Mas, se for necessário, acontecerá. As coisas vão acontecendo conforme a necessidade. Se eu puder começar com uma pessoa e ela continuar até o último momento do mandato, é sinal de que as coisas estão andando como o previsto”, explicou.
Questionado se é um “coringa” da Prefeitura de Boa Vista, Jucá afirmou que não. “Pelo time, a gente tem que se entregar sempre, fazer o que for preciso”, disse. (V.V)