Política

Rômulo propõe levar sessões itinerantes para os bairros e zona rural de BV

Eleito para vereador de Boa Vista nas eleições de outubro deste ano, pelo PTC (Partido Trabalhista Cristão) com 1.448 votos, Rômulo Amorim foi o entrevistado deste sábado do programa Agenda Parlamentar pela Rádio Folha (AM 1020). Roraimense natural de Boa Vista e filho de Sebastião Pires Amorim “Sabá Piloto” e da professora Ivone Amorim, Rômulo disse que, entre as ações que pretende implantar no Legislativo da Capital, defende a ação participativa da sociedade junto aos trabalhos e ações da Câmara de Vereadores e vai propor levar sessões itinerantes aos bairros da Capital e também à zona rural do Município.

“Temos que estar atentos a esse sentimento de mudança que a população teve e trazer a sociedade para junto da Câmara, temos que ter um contato maior e melhor com a população, ir até as casas dessas pessoas e ouvir suas sugestões e opiniões, fazer sessões itinerantes e levar essas reivindicações ao executivo”, disse.

Ele afirmou que já conversou com os outros 15 novos vereadores e que a ideia é elaborar um calendário de sessões itinerantes nos bairros mais afastados. “A Câmara vai estar presente nos bairros da Capital fazendo um trabalho participativo com a população”, frisou.

Rômulo foi além e afirmou que vai propor que a Câmara saia da sede da Capital e que seja levada até as vicinais do Município, comunidades agrícolas e indígenas para ouvir essa população. “Vamos propor levar as sessões itinerantes às áreas indígenas e comunidades rurais e ouvir essas pessoas que também fazem parte do Município de Boa Vista e tentar levar mais qualidade de vida para essas pessoas”, disse.

Sobre a presidência da Casa, Rômulo afirmou que não pretende colocar seu nome para votação, mas que pode participar da Mesa Diretora. “Não coloco meu nome agora, porque acredito que para ser presidente da Casa tem que ser alguém com bagagem e experiência política/administrativa. Isso pode ser constatado nas experiências anteriores com vereadores de primeiro mandato que foram eleitos presidentes da Casa e não funcionou muito bem. Essa é minha opinião.

Embora ainda não tenha nenhum nome escolhido, vou votar em quem tiver mais experiência e compromisso, até porque será ele que vai conduzir os trabalhos e a harmonia entre os colegas”, afirmou.

Quanto à imagem da Câmara, que caiu em descrédito depois que alguns vereadores da atual legislatura se envolveram em escândalos divulgados na mídia local e nacional, Rômulo disse que existe uma grande preocupação em retomar a credibilidade da Casa. “Temos que resgatar a imagem da Câmara. Já reunimos os parlamentares eleitos e reeleitos e conversamos sobre isso. Sabemos que a população não elege um vereador para ter um comportamento grosseiro ou prepotente com a população e com os colegas”, disse. “Temos que ter um respeito e ser cortês com os colegas de parlamento e trazer as pessoas de volta para a Câmara e que elas tenham prazer em participar das sessões e observar as ações do parlamentar que ela escolheu”, frisou.

Embora eleito por um partido isolado nas eleições – o PTC não se coligou com outro partido – e, segundo Rômulo, foi proporcionalmente o partido mais votado nas eleições passadas, e além dele foi eleito também o vereador Genival da Enfermagem. “Vamos estar juntos com a prefeita Teresa Surita (PMDB) na sua base de apoio na Câmara de Boa Vista”, afirmou. (R.R)