De acordo com o Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, Roraima tem, proporcionalmente, a maior população indígena do País. No Estado, existem 450.479 habitantes, dos quais 49.637 são indígenas, representando 11% da população. O maior percentual está no Município do Uiramutã, região onde está localizada parte da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Nordeste do Estado, com 8.375 habitantes, sendo que 88,1% são índios. O Município de Normandia (56,9%), Leste do Estado, ocupa a segunda posição, seguido por Pacaraima (55,4%) e Amajarí (53,8%), ambos na região Norte.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comprovam que Roraima possui, atualmente, 299.558 eleitores, sendo 190.698 apenas na Capital. Em relação ao eleitorado em áreas indígenas, 18.340 cidadãos estão distribuídos em 100 seções eleitorais de 65 comunidades indígenas, nos 15 municípios do Estado, o que representa 6,12% do eleitorado.
Conforme o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), desembargador Mauro Campello, uma das prioridades de sua gestão é aumentar o cadastro eleitoral nas áreas indígenas, a fim de garantir a essa parcela da sociedade o pleno exercício da cidadania. Ele disse que essa foi a razão de a Justiça Eleitoral Itinerante (JEI) iniciar as atividades em 2015 no Uiramutã.
“Desde segunda-feira estamos atendendo algumas localidades do Uiramutã. A proposta é disponibilizar os serviços eleitorais nas regiões mais longínquas do Estado, incluindo comunidades indígenas e ribeirinhas. Ao utilizar uma antena via satélite, nós entregamos o título de eleitor na mesma hora em que é solicitado. Isso é um avanço imenso para promover a inclusão e levar cidadania ao alcance de todos”, disse Campello ao lembrar que a abertura oficial da JEI será amanhã, 26, às 11h, no Maturuca.
TSE – Uma das metas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, é fortalecer a participação da população indígena no processo eleitoral brasileiro. Ele comentou que serão desenvolvidas ações para garantir aos índios o pleno exercício dos seus direitos.
“Pela primeira vez, o TSE realizou um levantamento estatístico, nas Eleições Gerais de 2014, utilizando o critério de cor e raça para analisar o perfil dos candidatos. Foi identificado que entre as cinco raças citadas (branca, amarela, indígena, parda e negra), os indígenas ocuparam o último lugar, com 0,35% das candidaturas. No pleito do ano passado, 81 candidatos se declararam indígenas e desses apenas dois foram eleitos”, ressaltou Toffoli.
O último Censo Demográfico realizado em 2010 aponta que a população indígena no Brasil corresponde a 817.963 pessoas, 0,4% do total nacional.
Política
Roraima dispõe de quase 19 mil eleitores indígenas em 100 seções
O maior contingente de eleitores indígenas está no Município do Uiramutã, onde fica a Terra Indígena Raposa Serra do Sol