Roraima tem 468 mulheres candidatas a vereadora nas Eleições 2024

Ao todo, foram registrados 1.243 nomes para vereadores

Os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município (Foto: Câmara dos Deputados)
Os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município (Foto: Câmara dos Deputados)

As Eleições 2024, contam com 11 mulheres candidatas ao cargo de prefeita e 468 mulheres candidatas a vereadora em Roraima. Ao todo, foram registrados 44 nomes para prefeito e 1.243 para vereadores.

O Estado possui 21 partidos e os que registraram mais candidaturas de mulheres foi o Republicanos e Partido Progressistas (PP), com 59 nomes, seguido do PDT com 54.

LEIA MAIS

Roraima tem 44 candidatos a prefeito e 1,2 mil nomes a vereador; conheça

Segundo relatório divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 73% das candidaturas municipais em Roraima são de pessoas que se declaram negras. Os partidos com mais candidatos auto declarados negros são: o Republicanos, com 45 mulheres e o PP com 41 mulheres.

Os municípios de Bonfim, Caroebe, Mucajaí e Uiramutã não registraram o nome de mulheres para concorrer a prefeitura. Os outros 11 municípios possuem pelo menos um nome para concorrer ao cargo.  

Neste pleito, 389.931 eleitores poderão ir às urnas para escolher seus representantes para o mandato de 2025 a 2028.

O primeiro turno está marcado para 6 de outubro, enquanto o segundo será em 27 de outubro. No Estado, a única cidade que poderá ter segundo turno para prefeito é Boa Vista, por possuir mais de 200 mil eleitores.

O papel do vereador é elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Leia a Folha Impressa de hoje