A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/20, que trata sobre o pedido de prorrogação das eleições por 40 dias, foi aprovada em primeiro e segundo turno pela Câmara dos Deputados. Agora, o pleito eleitoral foi adiado do dia 04 e 25 de outubro, para 15 e 29 de novembro.
A proposta foi discutida em sessão remota na tarde desta quarta-feira, 01, no plenário da Câmara dos Deputados. O relator da proposta, deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), recomendou a aprovação, sem alterações, do texto aprovado no Senado Federal.
Na votação em primeiro turno, a proposta obteve 402 votos favoráveis e 90 contrários. Os parlamentares Hiran Gonçalves (Progressistas), Jhonatan de Jesus (Republicanos), Joênia Wapichana (Rede), Shéridan (PSDB), Nicoletti (PSL), Ottaci (Solidariedade) e Haroldo Cathedral (PSD) foram todos favoráveis ao adiamento, com exceção para o deputado Édio Lopes (PL).
Em segundo turno, a PEC recebeu 407 votos favoráveis contra 70 contrário. Novamente, a maioria dos parlamentares federais votou à favor da proposta, com exceção novamente para Lopes. O deputado Nicoletti não teve voto registrado em segundo turno.
CALENDÁRIO ELEITORAL – Com a aprovação, as datas do calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral também foram adiadas e alguns prazos, como o início da propaganda eleitoral gratuita deve ser alterado. A informação é que apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, em 1º de janeiro de 2021. Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (Democratas) o texto será promulgado nesta quinta-feira, 02, às 10 horas, pelo Congresso Nacional.
Com informações da Agência Câmara de Notícias