Política

Salários de policiais e bombeiros de Roraima se igualam aos do DF

Oito projetos que preveem reajustes salariais para servidores públicos civis e militares da União foram aprovados na terça-feira, 12, pelo Plenário do Senado. As matérias seguem agora para sanção presidencial. Uma das aprovações atinge diretamente Roraima. É a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 162/2015, de iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que trata da remuneração dos militares dos extintos territórios de Roraima, Rondônia e Amapá.

A proposta determina que os soldos, gratificações, adicionais e outros benefícios pagos aos policiais e bombeiros dos ex-territórios do Amapá, de Roraima e de Rondônia incorporados a quadro em extinção da administração federal, não poderão ser inferiores aos pagos pela União aos policiais e bombeiros do Distrito Federal.

Segundo o senador, trata-se de corrigir uma injustiça. “Estão de parabéns, todos os policiais e bombeiros militares dos ex-territórios de Roraima, Rondônia e Amapá, pela aprovação do realinhamento salarial e gratificações. Foi uma luta intensa destes profissionais da segurança pública, que trabalharam no Congresso Nacional, junto aos parlamentares para verem, enfim, suas demandas atendidas”, disse.

A senadora Ângela Portela comemorou a aprovação dos 32 projetos de lei da Câmara, oriundos de projetos enviados ao Congresso Nacional pela presidenta afastada Dilma Rousseff, que concedem reajuste salarial a cerca de 90% dos servidores públicos federais.

“Nós temos inúmeros policiais e bombeiros militares em Roraima, assim como em Rondônia e no Amapá, que já estão em uma fase da vida que merecem o reconhecimento, por parte do poder público, pelo trabalho que desempenharam nos ex-territórios”, declarou.