A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) para o biênio 2025-2026 tem nova composição, mas a permanência do deputado Soldado Sampaio (Republicanos) enquanto presidente foi mantida.
A decisão da nova formação ocorreu no fim da tarde de quinta-feira, 14, após a convocação de uma sessão extraordinária na ALE-RR. A medida atende nova compreensão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que as eleições para mesas diretoras das assembleias sejam realizadas mais próximas do fim do ano, a partir de outubro, e leva em consideração ação da Procuradoria Geral da República (PGR) que pediu a revogação de trecho do regimento interno da ALE-RR que permitia a recondução dos membros a qualquer momento.
À FolhaBV, o presidente eleito ressaltou que na época da eleição, em fevereiro, não havia nenhuma jurisprudência nesse sentido. “O STF mudou seu posicionamento e nós estamos respeitando o Poder Judiciário, realizando novas eleições para o biênio. Nós estamos antecipando uma ADI protocolada contra a Mesa Diretora e estamos encontrando uma solução. Logo, logo, vamos comunicar ao STF”, informou.
Com relação à votação, o presidente da Casa ressaltou que a eleição foi feita por unanimidade de todos os parlamentares presentes. “Naturalmente, os deputados reconhecem o trabalho desenvolvido pela Casa e por isso fomos reconduzidos de forma unânime”, afirmou. As ausências registradas foram da deputada Catarina Guerra (União), Joilma Teodora (Podemos) e Lucas Souza (PL).
Sampaio frisou ainda que a população também pode esperar uma atuação compromissada do Poder Legislativo com a educação, saúde, segurança e discussão do orçamento público, com mais transparência. “A sociedade pode esperar que temos um Poder independente, que busca conviver de forma harmônica com o Poder Judiciário e o Poder Executivo, respeitando sempre todas as instituições”, completou.
Sampaio avalia mudanças na vice-presidência da Mesa Diretora da ALE-RR
Uma das principais mudanças na composição eleita da Mesa Diretora da ALE-RR é a saída do deputado Marcelo Cabral (MDB) enquanto primeiro vice-presidente. Na nova formação, a vaga é ocupada pelo deputado Jorge Everton (União).
Sobre essa alteração, o presidente da Casa reforçou que essa mudança reflete o momento político. “Cada momento é um momento. A conjuntura política de fevereiro é diferente da de hoje. Houve uma pequena mudança na composição da Mesa. Houve um recuo por parte do deputado Marcelo, o deputado Jorge se habilitou e foi eleito por unanimidade por seus pares”, completou.
Confira as mudanças na composição da Mesa Diretora da ALE-RR
2024 – Presidente: Soldado Sampaio (Republicanos)
2025/2026: Presidente: Soldado Sampaio (Republicanos)
2024 – 1º Vice-Presidente: Marcelo Cabral (Cidadania)
2025/2026 – 1º Vice-Presidente: Jorge Everton (União Brasil) – Primeiro Vice-presidente
2024 – 2º Vice-presidente: Chico Mozart (PP)
2025/2026 – 2º Vice-presidente: Chico Mozart (PP)
2024 – 3º Vice-presidente: Éder Lourinho (PSD)
2025/2026 – 3º Vice-presidente: Éder Lourinho
2024 – 1º Secretário: Jorge Everton (União)
2025/2026 – 1º Secretário: Renato Silva (Podemos)
2024 – 2ª Secretária: Aurelina Medeiros (PP)
2025/2026: 2ª Secretária: Aurelina Medeiros (PP)
2024 – 3º Secretário: Rárison Barbosa (PMB)
2025/2026 – 3º Secretário: Rárison Barbosa (PMB)
2024 – 4º Secretário: Odilon (Podemos)
2025/2026 – 4º Secretário: Marcinho Belota (PRTB)
2024 – Corregedor–geral: Renato Silva (Podemos)
202/2026 – Corregedor-geral: Dr. Cláudio Cirurgião (União)
Novos cargos:
Isamar Júnior (Podemos) – Ouvidor-Geral
Joilma Teodora (Podemos) – Secretária Especial da Mulher