O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o vereador Adjalma Gonçalves (Podemos) por infidelidade partidária. Com isso, o suplente Samuel Lopes (Republicanos), de 44 anos, será convocado para assumir a vaga na Câmara Municipal de Boa Vista.
Filho de Sebastião Lopes e Cremilda de Jesus Lopes, Samuel de Jesus Lopes nasceu em Santarém (PA) no dia 9 de maio de 1980. Começou a trabalhar ainda criança como vendedor ambulante e lavador de carros. Também foi açougueiro, “office boy” e bancário.
Se formou em Direito pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) e se especializou em Processo Civil e Ciências Criminais na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi ainda foi professor substituto. Depois, obteve aprovação no Exame de Ordem da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Em 2009, passou a residir em Boa Vista, onde se tornou servidor no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR). Em julho de 2013, ingressou no Centro Universitário Estácio da Amazônia, onde desenvolveu a atividade de professor de Processo Civil.
Foi fundador do Curso Preparatório para o Exame de Ordem “OABEIROS RORAIMA”. Atualmente preside a Comissão de Direito Processual Civil da OAB-RR e é o coordenador geral dos escritórios compartilhados da instituição.
Em 2018, recebeu o título de cidadão boa-vistense da Câmara Municipal em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade de Boa Vista. Nas eleições de 2020, terminou como um dos suplentes do Republicanos ao receber 1.617 votos. Em 2022, disputou o cargo de deputado estadual pela mesma sigla, mas ficou como quinto suplente com 839 votos.