No primeiro mês de gestão, a governadora Suely Campos (PP) disse que adotou medidas que contemplaram toda a estrutura de governo, mas apontou como principais ações, as que foram voltadas para a saúde e o sistema prisional, dois setores que exigiam maior atenção.
Na saúde, ela lembrou que foi decretada situação especial de emergência, para acelerar a compra de medicamentos e demais itens necessários ao bom funcionamento das cinco unidades de saúde da Capital e 14 no interior, administradas pelo governo estadual.
Lembrou que o atendimento no Hospital Geral de Roraima (HGR), foi reforçado e as cirurgias eletivas, voltaram a ser realizadas. As obras de ampliação foram retomadas e deverão ser concluídas ainda este ano. Citou também, que o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), realizou 15 exames de cateterismo.
O Hemocentro firmou parceria com o Exército Brasileiro e iniciou uma campanha de captação de sangue, para regularizar o estoque da unidade. O combate às endemias também teve reforço com a entrega de três pick-ups, que servirão de carros fumacê, e já estão atendendo as demandas nos 15 municípios.
“Os moradores do sul do Estado passaram a ter mais serviços de saúde no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis. Cirurgias foram retomadas e o primeiro parto cesáreo, foi realizado no hospital estadual. No próximo mês, serão disponibilizados atendimentos oftalmológicos, com meta de 400 consultas por mês”, afirmou.
SISTEMA PRISIONAL – Encontrado com dívidas elevadas e com as unidades prisionais em precárias condições físicas, o sistema prisional também teve decretada situação de emergência. Conforme a governadora, o novo modelo de alimentação já foi adotado e regularizou o horário de entrega das refeições.
Ela disse que os atendimentos médico e odontológico voltaram a ser oferecidos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC). As consultas acontecem nas segundas e quartas-feiras e contemplam, em média, 20 reeducandos, que receberão em breve kits de higiene pessoal.
Outras medidas adotadas, segundo Suely, foram o pedido de prorrogação da permanência dos 30 homens da Força Nacional por mais 90 dias e a abertura de processo licitatório para aquisição de 360 tornozeleiras eletrônicas, que vão monitorar os detentos do regime semiaberto e contribuir para o desafogamento do sistema prisional, liberando vagas nas celas.
Governadora afirma que outras áreas também receberam atenção
Além da saúde e do sistema prisional, Suely Campos disse que o Governo do Estado fez melhorias em outras áreas, como educação, segurança e infraestrutura. Ela disse que na educação o governo iniciou o diagnóstico dos prédios da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed) com visitas técnicas e identificação da necessidade de recuperação e adequação das escolas da rede estadual de ensino e outras unidades.
Conforme a governadora, as obras nas escolas estaduais começam nos próximos dias. “Um novo modelo pedagógico está em discussão e terá o incremento de tecnologia ao processo de ensino”, disse.
SALÁRIOS – Suely Campos lembrou que a primeira medida do governo foi o pagamento dos salários dos servidores referente ao mês de dezembro, que estava atrasado. Uma auditoria está sendo realizada para que a gestão anterior seja responsabilizada pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
DETRAN – Segundo ela, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) reduziu o tempo de atendimento ao usuário. Os documentos de propriedade de veículos, que antes levavam meses para serem entregues, agora estão disponíveis em 24 horas. Estão sendo realizadas parcerias para reduzir os índices de acidente no Estado. A partir de fevereiro, o número de provas práticas vai aumentar de 60 para 70 por dia. Para isso, o número de examinadores dobrou de cinco para dez.
HABITAÇÃO – A Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) está agilizando o trâmite para que o cadastro dos beneficiados seja atualizado e os apartamentos do Conjunto Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste, sejam entregues em maio deste ano, quando serão contempladas 3 mil famílias.
CAER – No caso da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), a governadora Suely disse que gestão vai instalar, ainda no primeiro semestre deste ano, mais de 40 mil equipamentos em novas ligações de água e substituição de equipamentos danificados. A medida vai evitar desperdício e instalações irregulares.
SEGURANÇA – A Secretaria Estadual de Segurança Pública recebeu oito veículos, que auxiliarão os trabalhos da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) na elucidação de crimes contra a vida. “Também já iniciou a instalação de 30 câmeras de monitoramento em praças da zona oeste de Boa Vista para inibir a criminalidade e agilizar o trabalho de repressão ao tráfico de drogas”, disse.
SOCIAL – Os mais de 10 mil brinquedos, enxovais e redes que estavam abandonados em um depósito estão sendo entregues à população carente. A governadora disse que os primeiros beneficiados são de famílias indígenas. Depois serão atendidas crianças, adultos e idosos na capital e no interior.
INFRAESTRUTURA – Os prédios públicos abandonados e em condições precárias estão sendo identificados por equipes da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) para serem adotadas medidas de revitalização. Conforme ela, as obras da BR-210 foram retomadas e vão garantir o asfaltamento da estrada de Novo Paraíso, em Caracaraí, no Centro-Sul do Estado, até Caroebe, Sudeste do Estado, passando por São Luís do Anauá e São João da Baliza, no Sul.
Política
Saúde e sistema prisional foram prioridades na nova administração
Ao completar o primeiro mês de seu governo, a governadora Suely Campos fez uma avaliação das suas principais ações