A saúde estadual foi o principal tema discutido durante reunião entre a bancada federal de Roraima e representantes do Governo do Estado. O encontro foi realizado na manhã de quinta-feira, 26, em Brasília, e contou com a participação do senador Telmário Mota (PDT), dos deputados Abel Galinha (PDT), Johnathan de Jesus (PRB), Hiran Gonçalves (PMN), Carlos Andrade (PHS), Remídio Monai (PR), do representante do Governo do Estado, Neudo Campos, do secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, e do secretário da Representação do Governo em Brasília, Mozarildo Cavalcanti.
Conforme Neudo, a reunião tratou do endereçamento das emendas parlamentares. “Como metade das emendas é destinada à saúde, convidei o secretário de Saúde para nos acompanhar”, explicou. “Nossas prioridades são a maternidade e o HGR. Para o Hospital das Clínicas [no bairro Pintolândia], precisaremos de mais recursos, pois o projeto será modificado e pretendemos ampliá-lo construindo mais um pavilhão”, acrescentou.
O deputado Jhonatan de Jesus defendeu o trabalho em conjunto para minimizar os problemas do estado e fazer com que os recursos destinados, por meio de emendas, se tornem melhorias reais no atendimento à população. “As emendas irão contribuir para a reestruturação da saúde pública, com melhorias nos hospitais e postos de atendimento, de maneira a possibilitar uma maior efetividade do setor”, afirmou o parlamentar.
Além da saúde, Neudo pediu apoio para programas sociais, como o Bem Morar e o Balcão de Ferramentas, e para a infraestrutura, com destinação de verbas para substituição de pontes de madeira pelas de concreto e asfaltamento e revitalização de estradas.
“Esse foi o início de uma conversa. Não há dúvidas de que no momento as dívidas do Estado são gigantescas, o que retira a capacidade de investimento. Por isso, as emendas parlamentares são bem-vindas para que nós possamos prestar um serviço melhor para a população”, explicou Neudo.
O coordenador da bancada federal, deputado Abel Galinha, também defendeu a união da bancada. “O trabalho em conjunto permite o direcionamento de ações para atender as prioridades do Estado de maneira assertiva”, reforçou.
Para Hiran Gonçalves, a reunião foi muito boa. “Refletimos em conjunto sobre as principais ações que devem constar do planejamento inicial do governo, para otimizar os recursos que temos. Assim poderemos estruturar melhor os serviços prestados pelo Estado”, afirmou.
O deputado Remídio Monai afirmou que neste momento de crise é preciso unir forças. “Precisamos fazer com que os poucos recursos originários das emendas parlamentares sejam trabalhados racionalmente e, assim, promovermos melhorias nos serviços públicos”, disse.
Representação do Governo em Brasília tem nova sede
O representante do Governo do Estado, Neudo Campos, aproveitou a visita a Brasília para tomar outras providências. “Hoje pagamos R$30 mil de aluguel em um endereço muito nobre para abrigar a Representação do Governo em Brasília. Fomos atrás de uma casa grande e com aluguel mais barato para que a representação e seus servidores sejam alocados. Quando a governadora [Suely Campos, PP] ou um secretário precisar ir à Capital federal, poderá se hospedar nesta casa. Assim economizaremos com hotel”, exemplificou.
Neudo também se reuniu com empresas especializadas em planejamento em reestruturação administrativa. “Conversamos sobre o caso do Governo de Goiás. É um modus operandi administrativo que pode ser aplicado em Roraima”, afirmou. (V.V)
Política
Saúde é tema de debate em reunião da bancada federal com o governo
Encontro serviu para tratar do endereçamento das emendas parlamentares, das quais a metade irá para a Saúde