Após o falecimento da paciente Carmen Elisa e da sua filha recém-nascida Eloá Alise no Hospital Geral de Roraima e na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, a titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Cecília Lorenzon, foi convocada para participar de audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O evento deve ocorrer no dia 10 de outubro a partir das 10h.
A convocação foi discutida durante sessão ordinária desta terça-feira, 24. O requerimento de chamamento de Lorenzon foi proposto pelos deputados Soldado Sampaio (Republicanos), presidente da Casa; e do deputado Dr. Cláudio Cirurgião (União), presidente da Comissão de Saúde da ALE-RR.
Na ocasião, os parlamentares aprovaram simbolicamente o requerimento nº 110/2024 solicitando a realização da audiência pública no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, para que a titular da Sesau preste esclarecimentos sobre saúde pública por conta do falecimento na nova unidade de saúde e no HGR, além de outros pontos da gestão.
O presidente da ALE-RR informou que outros pedidos de informações já foram enviados à Sesau, mas que os parlamentares não receberam respostas. Sampaio afirmou ainda que a secretária não deve comparecer à audiência no dia 10.
“Acredito que não virá, pois nem mesmo a prestação de contas, que é obrigatória, ela faz à Comissão de Saúde. Diversos pedidos de informações foram enviados pela ALE-RR, mas nunca houve respostas. Levamos à Justiça vários deles”, disse Sampaio. “É um total desrespeito a esta Casa. Mais uma vez, estamos fazendo a nossa parte e convocando a secretária”, acrescentou.
Secretária diz que se for convocada oficialmente for irá comparecer
A FolhaBV entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para saber se a titular Cecília Lorenzon já tinha ciência da audiência pública. Sobre o caso, a titular da pasta comunicou em nota que ainda não foi convocada oficialmente para o evento, mas que quando for, irá comparecer.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde informa que, até o momento, não recebeu de forma oficial a convocação da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima para comparecimento à audiência.
E quando houver a formalização, a secretária de Saúde comparecerá.
Vale ressaltar que a pasta informou que vai instaurar sindicância para apurar as mortes de Carmen Elisa e da recém-nascida Eloá Alise, ocorridas no Hospital Geral de Roraima e na Maternidade.
A Sesau reforçou que uma comissão formada por três servidores com conhecimento jurídico e assistencial na saúde vão investigar o caso.
“A iniciativa reforça o compromisso da Sesau com a transparência na apuração dos fatos e com a adoção de medidas administrativas cabíveis, caso sejam identificadas falhas no atendimento e conduta prestados”, informou a Sesau.