O governador Antonio Denarium (Progressistas) sancionou nesta quarta-feira (19) a lei aprovada pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que autoriza a mudança de nome da Secretaria Estadual do Índio (SEI) para Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Sepi).
Nas redes sociais, Denarium explica que a mudança abrange “todas as etnias e diversidades étnicas, linguísticas, culturais e regionais presentes em Roraima”.
A Sepi tem por finalidade a inserção das comunidades indígenas ao processo produtivo, garantia de seus espaços vitais para a sobrevivência como indivíduo e povo e a própria integridade de suas terras, associadas a preservação de seus direitos primários, hábitos, tradições e costumes.
Repúdio à nomeação do atual secretário
Em nota divulgada nesta quarta-feira (19), 12 instituições demonstraram repúdio com a decisão do governador em nomear o secretário estadual do Índio, Terêncio Tadeu de Lima Sobrinho.
As entidades questionam por que Denarium não reconheceu as duas indicações apresentadas pelo grupo para ocupar o cargo: o atual secretário adjunto Dilson Domente Ingaricó e o líder indígena Evandro da Silva Pereira.
Para as instituições, atitudes como a nomeação “podem afastar as organizações indígenas” e considerar a gestão governamental como excludente.
A avaliação interna de um interlocutor de Denarium é de que, em um cenário com várias entidades representativas indígenas, dificilmente a escolha agradará a todos.
*Por Lucas Luckezie