O Secretário de Agricultura Emerson Bau, em entrevista ao Programa Agenda da Semana da Rádio Folha, falou que a previsão de área plantada em Roraima é de 140 mil hectares.
“Tivemos uma evolução de 50 mil hectares plantados em 2018, para cerca de 70 mil em 2019 e estamos falando de soja, milho, arroz e feijão. Já em 2020 a área plantada chegou a 104 mil hectares. A previsão mais pessimista para 2022 é que a gente chegue aos 140 mil hectares plantados” explicou o titular da Seadi.
Baú disse ainda que a Secretaria está fazendo um levantamento in loco atualizando as informações sobre a agricultura em Roraima.
“Só para a população entender, a gente não podia sair antes para fazer esse levantamento porque era na hora que o produtor estava em cima das máquinas, então ele não ia parar para responder. Começamos então na semana passada, duas equipes, e já entrevistamos aproximadamente 140 a 160 produtores, então esses 140 mil previstos é literalmente desses que já produzem” disse.
O secretário explicou que existe a estimativa de pelo menos 30 novos produtores que ainda serão inseridos no levantamento além de uma pesquisa nas licenças ambientais da FEMAR. São mais de 250 licenças ambientais de plantio de grãos que já estão licenciados.
Plantio de Soja
Sobre o plantio de soja em Roraima, Emerson Baú acredita que a soja continua em pleno crescimento. Citou a implantação da indústria Serra Verde, que vai beneficiar o óleo próprio do estado de Roraima.
“A gente fez um trabalho de chamamento. Trouxemos mais uma empresa do Tocantins e uma empresa do Rio Grande do Sul e agora com implantação da Serra, que a partir de julho já começa a receber grãos e fazer esse trabalho de refino, então, a questão da soja eu acredito que já esteja fincada a base para essa consolidação”.
Projetos Pilotos
Emerson Bau explicou que o governo trabalha com alguns projetos pilotos visando melhorar a cadeia produtiva de Roraima.
“Um desses projetos é a produção de sementes. Hoje nós já temos uma já consolidada, que é a fazenda Cajueiro, o Álvaro Callegari tá entrando também, além do pessoal da Grande Serra que já fazem sementeiras, ou seja, produção de sementes. A nossa semente de grãos, em especial de soja, já é produzida em Roraima. No futuro, os produtores do Acre, do Pará vão vir em Roraima comprar os grãos, as sementes para plantio. Aí você consegue trabalhar com produtos de valor agregado, é a nossa estratégia. Então a gente precisa crescer as áreas de plantio, hoje em especial a de milho, para que a gente possa fortalecer, criando políticas de preços regulatórios” concluiu.