Política

Secretário estadual é proibido de divulgar pesquisa eleitoral

André Fernandes disse que ainda não foi notificado da decisão e, portanto, não iria se pronunciar ainda. Em caso de descumprimento, cada um pode pagar multa diária de R$ 500

O desembargador substituto Ricardo Oliveira, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), determinou nessa quinta-feira (3) que o secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), André Fernandes, se abstenha de divulgar uma pesquisa que não teria registro prévio, a qual mostra a intenção de votos para governador nas eleições de 2022 em Roraima.

Além disso, o magistrado determinou que ele retire, em até 72 horas, uma postagem feita por ele, no Instagram, a qual continha o resultado pesquisa. A determinação também vale para o jornal O Painel, em relação à matéria que veiculou a pesquisa no dia 15 de janeiro.

O TRE cita ainda a empresa Alvo Consultoria, responsável pelo levantamento. Em caso de descumprimento, cada um pode pagar multa diária de R$ 500.

Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa foi registrada em 2 de janeiro, a pedido do jornal O Painel, com data de divulgação estipulada para o dia 8 do mesmo mês.

A representação foi protocolada no TRE pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) no dia 20 de janeiro. O partido alega que O Painel, ao divulgar a pesquisa, omitiu a informação de quem foi o responsável pela contratação, e que André Fernandes publicou no Instagram o resultado do levantamento “sem os dados obrigatórios legais exigidos e com conteúdo inverídico”.

O que dizem os citados

André Fernandes disse que ainda não foi notificado da decisão e, portanto, não iria se pronunciar ainda. O jornal O Painel indicou que pretende recorrer e que vai comentar a decisão após o recurso. A Alvo Consultoria, por sua vez, orientou a reportagem a procurar os outros citados na decisão.