Política

Seis desembargadores podem concorrer, mas apenas dois declararam candidadura

Ao todo, 45 magistrados, dentre desembargadores e juízes titulares, devem votar nestas eleições.

Por Sheneville Araújo

Marcada para ocorrer no dia 5 de dezembro, a eleição para a nova diretoria do do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima) pode ser disputada por seis magistrados: desembargador Mauro Campello, desembargador Leonardo Cupello, desembargadora Elaine Bianchi, desembargador Cristóvão Suter, desembargador Jefferson Fernandes e desembargador Mozarildo Cavalcanti.

Conforme o Regimento Interno da instituição, são aptos à concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente apenas desembargadores que não assumiram cargos de gestão nos últimos quatro anos.

Por enquanto, apenas dois magistrados declararam candidatura, Elaine Bianchi e Mozarildo Cavalcanti, para presidente e vice respectivamente. Mas, os pedidos de registro de candidatura dos interessados em concorrer ao s cargos disponíveis poderão ser feito no período de 10 a 11 de novembro, das 8h às 18 horas.

Podem votar desembargadores e juízes vitalícios, sedo que alguns são juízes substitutos, mas que já são vitalícios. Ao todo, devem participar dessa escolha 45 magistrados, dentre desembargadores e juízes titulares, que formam o colégio eleitoral, todos eles com votos iguais, sem diferenciação de peso entre categorias.

Apenas os juízes em estágio probatório, empossados recentemente, não poderão participar do pleito como eleitores, estando cinco nesta condição.

A previsão é que a Portaria, nomemando a Comissão Eleitoral, composta por três desembargadores, que serão responsáveis por conduzir o processo este ano, seja assinada ainda nesta segunda-feira, dia 7, pelo presidente do TJRR, desembargador Almiro Padilha.