Política

Senador afirma que União vai retirar corrente de reserva

O senador Chico Rodrigues (DEM) disse para a Folha de Boa Vista que esteve reunido com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e recebeu a garantia de que a corrente existente na BR-174, no trecho próximo à reserva Waimiri Atroari, será retirada ainda este mês.

O presidente informou ao senador que durante a reunião do Conselho de Defesa Nacional, em que estarão presentes ministros de Estado, os presidentes da Câmara e do Senado, será abordada a retirada definitiva da corrente que fecha a divisa entre Roraima e o Amazonas, conhecida como “corrente do Jundiá”, que é fechada a partir das 18h e reaberta no outro dia pela manhã, impedindo o tráfego entre os dois Estados. Quem comanda esse abrir e fechar da estrada são os índios da Terra Indígena Waimiri-Atroari que vivem no lado amazonense da divisa.

Também será abordado o início imediato das obras de construção do Linhão de Tucuruí para interligar Roraima ao sistema nacional de energia elétrica.

“A qualquer momento, vamos ficar literalmente no escuro e essa corrente representa uma vergonha nacional. Sugeri um posto avançado da PRF [Policia Rodoviária Federal], na divisa entre os dois Estados”, disse.