Política

Senador de RR vai a Portugal avaliar caso de brasileiros com dificuldades

Organização Internacional para Migrações aponta que pelo menos 10% dos 233 mil brasileiros que vivem em Portugal passam por dificuldades financeiras

O senador Chico Rodrigues (União-RR) viajou para Portugal para avaliar a situação de brasileiros que enfrentam dificuldades financeiras no País europeu. A missão oficial visa buscar solução junto ao governo federal para que o público que desejar ser repatriado receba o apoio necessário.

A Organização Internacional para Migrações (OIM) aponta que pelo menos 10% dos 233 mil brasileiros que vivem em Portugal passam por dificuldades, sem dinheiro para comer, nem para pagar aluguel.

O parlamentar obteve junto à OIM dados que indicam que a instituição ajudou 1.115 imigrantes que vivem em Portugal a retornarem aos países de origem. Desses, mais de 80% eram brasileiros.

Rodrigues esteve em reunião com o diretor-geral da OIM, Vasco Malta, o deputado português João Moura, presidente da Comissão de Amizade Brasil-Portugal, e o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro.

“Há casos de brasileiros que venderam tudo o que tinham no Brasil e se mudaram para Portugal. Mas, em pouco meses, o dinheiro acabou, não havendo recursos nem para comer. Temos de lembrar que Portugal e toda a Europa passam por momentos complicados, com inflação elevada e aluguéis e alimentos muito caros”, afirmou o senador.