O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) apresentou um Projeto de Lei que prevê a criação de uma Universidade Federal do Campo em Boa Vista. A ideia é promover a formação dos povos do campo, da floresta e das águas.
“Contribuirá para a formação de profissionais capacitados a atuar em políticas públicas direcionadas a essas comunidades, promovendo a inclusão social e econômica e melhorando a qualidade de vida dessas populações, além de garantir o crescimento econômico, social e educacional do Estado de Roraima”, pontuou o autor.
Pelo projeto, o patrimônio da instituição será constituído por bens e direitos que ela venha a adquirir e ainda receber do governo federal para possibilitar seu funcionamento. A implantação da universidade vai depender de disponibilidade orçamentária.
Além disso, enquanto não houver um plano de cargos e salários específicos dos professores e outros servidores da instituição, o Ministério da Educação poderá ceder funcionários de outras universidades para a nova unidade.
Mecias justifica que a criação da universidade deveria ocorrer no Norte do País por ser a região com o menor índice de aumento no número de matrículas na rede federal de educação superior. Ele defendeu, ainda, atender o movimento Grito da Terra Brasil, feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) em parceria com 27 federações e quatro mil sindicatos.
Até virar lei, a proposta ainda deve passar por comissões e os plenários do Senado e da Câmara dos Deputados, além da sanção presidencial, o que pode levar meses e até anos, dependendo do interesse dos parlamentares federais.