Servidores da Assembleia Legislativa de Roraima denunciam que estão com os salários atrasados e que as parcelas do 13° salário ainda não foram pagas. Segundo eles, os auxiliares de serviços gerais terceirizados estão sem receber há três meses e que, por conta disso, paralisaram as atividades na última terça-feira, 09.
Conforme uma servidora da casa, que preferiu não se identificar, o repasse do Duodécimo referente ao mês de dezembro foi feito pelo Governo do Estado, incluindo adicional de R$ 5 milhões para as despesas do 13° salário dos servidores. “Estamos há três meses com problemas de salários atrasados. A informação que nós temos é que esse repasse feito pelo Governo foi para o banco mas a verba não foi suficiente para pagar todos os funcionários” afirmou.
Segunda a funcionária, a maior parte, cerca de 800, dos 1.200 comissionados que foram exonerados em setembro, logo após o primeiro turno das eleições, ainda trabalha normalmente na Assembleia. “Essa situação de servidores lotados nos gabinetes gera uma despesa muito alta e isso faz com que os pagamentos não sejam efetuados” contou.
A servidora disse ainda que, com a paralisação dos auxiliares de serviços gerais terceirizados por falta de pagamento, os funcionários dos próprios gabinetes estão realizando os serviços de limpeza no local. “Há servidores não efetivos que estão trabalhando no lugar dos auxiliares terceirizados. A situação está caótica, das coisas básicas faltam materiais de limpeza e higiene e todos os telefones estão cortados” denunciou.
A situação foi discutida por alguns deputados na sessão de ontem, 12. Soldado Sampaio (PC do B), por exemplo, disse que a atual gestão da mesa diretora da assembleia “se agachou” aceitando o atraso nos salários. “Nem o 13° dos deputados foi pago ainda. A assembleia não pode se colocar numa situação difícil como essa perante a opinião pública”, avaliou.
O deputado apresentou um projeto de lei propondo o fim da reeleição na mesa diretora da assembleia. “Pedi também que os candidatos presidenciáveis, que são os deputados Mecias de Jesus (PRB) e Brito Bezerra (PP), para que não admitissem o que está acontecendo nessa atual gestão, como os vários atrasos nos duodécimos que ocorreram durante o ano” frisou.
OUTRO LADO- A Secretaria de Comunicação (Secom) da Assembleia Legislativa de Roraima informou, por meio de nota, que o 13° salário dos servidores será pago integralmente até o dia 20, conforme prevê a legislação. “Em relação aos débitos atrasados, a presidência da ALE está fazendo um esforço concentrado para que sejam sanados até o fim deste mês”, concluiu.
Política
Servidores da ALE denunciam atraso no pagamento
Segundo os servidores, o repasse do Duodécimo referente ao mês de dezembro foi feito pelo Governo do Estado, incluindo adicional de R$ 5 milhões para as despesas do 13° salário