Política

Servidores municipais passam a ter jornada de 30h semanais

Adequação passa a valer a partir desta quarta-feira, 1º de julho. Trabalhadores terão carga horária em horário corrido, das 08h às 14h

A partir desta quarta-feira, 1º de julho, os servidores municipais passarão a trabalhar em horário corrido das 08h às 14h, com uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Com a adequação, os servidores da saúde e servidores administrativos com contrato de 40 horas trabalharão em jornada de 30 horas semanais. Servidores da educação manterão a carga de 25 horas semanais, estabelecida desde 2009 e outros profissionais como guardas municipais, agentes de trânsito e comissionados cumprirão jornada especifica da função.

Os trabalhadores lotados em unidade de saúde devem manter o trabalho em dois turnos, com a carga horária de 40 horas, no entanto, eles receberão uma compensação em Função Comissionada Técnica pela jornada maior de trabalho. O valor da função e outros detalhes serão definidos em um projeto de lei que deve ser encaminhado em breve à Câmara Municipal de Boa Vista.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais (Sitram), Sueli Cardozo, a conquista é o reconhecimento de um direito já adquirido pelos servidores. “O sindicato se alegra em dizer que nós estamos colhendo as conquistas das lutas da greve de 2014”, afirmou.

“Como resultado da pressão, a Prefeitura revisou o Plano de Cargos e Salários (PCCR) que foi alterado e aprovado na Câmara Municipal e os novos pisos salariais que foram implantados em fevereiro de 2015 e com a novidade da conquista da jornada de 30h para os servidores da saúde”, concluiu a presidente.

A Prefeitura de Boa Vista (PMBV) informou em nota que a população não terá prejuízos com a implantação do novo horário e em caso de dúvida, a Central de Atendimento 156 estará atentendo críticas e sugestões que possam surgir nos primeiros momentos da mudança.