Política

Sessão da Câmara tem brigas e denúncia

Vídeo mostra momento em que vereador afirma comparecer às sessões para apenas marcar presença

Um vídeo publicado nesta sexta-feira, 9, nas redes sociais, tem causado grande repercussão entre os internautas da Capital. Nele, o vereador Mário César (PSDB) declarou comparecer às sessões da Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) para marcar presença e ir embora.

O material, que já teve mais de 600 visualizações no Facebook, pegou um trecho específico de declaração do vereador durante sessão ordinária desta quarta-feira, 8, quando os parlamentares tentavam votar mais uma vez o projeto de lei que concede gratuidade na tarifa do transporte coletivo para estudantes da rede municipal.

Por telefone, o vereador Mário César disse à Folha que a declaração foi entendida de forma errônea, em um momento de estresse, já que muitos vereadores são contra a aprovação do projeto.

“O projeto do passe livre é uma iniciativa legal, que já funciona em todo o país. Acontece que o Executivo Municipal é contra a implantação dessa iniciativa e a maior dos vereadores da Câmara é da base aliada. O que me causa perplexidade é que os colegas que votaram a favor na primeira votação, hoje se posicionam contra esse projeto sem justificativa alguma”, relatou.

Ainda segundo o vereador, o material publicado nas redes sociais foi produzido unicamente para prejudicá-lo, visto a repercussão que o projeto tem causado desde a sua aprovação em primeiro turno.

O parlamentar também comentou sobre as declarações feitas pelo vereador Renato Queiroz, que teria inclusive entrado com uma representação na Casa sobre a possível jornada dupla de trabalho do vereador tucano.

“Se for ter que investigar as minhas ações em relação a essa questão, creio eu que devem tomar a mesma atitude com todo o legislativo municipal. As palavras do vereador Renato Queiroz foram extremamente desrespeitosas e inverídicas, tanto que meu advogado já está cuidando de uma ação por causa dessas declarações”, frisou César.

Veja o vídeo:

O OUTRO LADO

Por telefone, o vereador Renato Queiroz informou que a representação tem como base informações repassada a ele, cabendo ao Conselho de Ética da Câmara a responsabilidade de averiguar a conduta do vereador.

“Na verdade, o que eu disse na sessão foi que existe-se a suspeita de uma possível dupla jornada de trabalho do vereador, que está conflitante com o seu horário de parlamentar, que pelo regimento interno é das 09h às 13h, as terças e quartas-feiras, conforme o regimento interno da casa. Então, nós precisamos fazer essa averiguação e foi nesse sentido que fiz essa representação, e se esse fato for confirmado, para mim é uma coisa muito séria e acredito que a casa deva tomar alguma atitude com relação a isso. O povo elege as pessoas para serem representadas e o mínimo que podemos fazer é comparecer nas sessões ordinárias”, afirmou.

CMBV

A reportagem da Folhaweb também procurou a Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) que informou que o presidente da Casa, Edilberto Veras já se reuniu com integrantes da Procuradoria e Apoio Legislativo, para saber quais medidas podem ser tomadas diante dos fatos constantes no vídeo, explicou a assessoria da Casa.