Sistema do TSE já recebeu 26 denúncias eleitorais de Roraima

Denúncias Pardal (Foto: Reprodução/Internet)
Denúncias Pardal (Foto: Reprodução/Internet)

O sistema de denúncias eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Pardal, já recebeu 26 queixas de Roraima. O programa possibilita que o cidadão informe irregularidades nas campanhas à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público Eleitoral.

Em todo o país são registradas cerca de mil denúncias por dia sobre propaganda irregular. Os estados com maior número de denúncias são São Paulo (6.702), Minas Gerais (4.145) e Rio Grande do Sul (3.453). Em Roraima, no entanto, o índice é o mais baixo do país: apenas 26 até o momento. Além de Roraima, outros estados com poucos registros de denúncia são o Amapá (49), Tocantins (103), Sergipe (117) e Acre (126).

De Roraima, os registros foram feitos principalmente na Capital, sendo 19 denúncias em Boa Vista, seis denúncias em São João da Baliza e uma em São Luiz. A maioria das denúncias foi sobre irregularidades nas campanhas de prefeito (14), seguida das de vereador (10) e para ações de partido/coligação/federação (2).

Para fazer a denúncia basta baixar gratuitamente o aplicativo Pardal no Google Play ou na App Store. Você também pode acompanhar estatísticas sobre denúncias eleitorais e acompanhar o andamento da sua própria reclamação no site https://pardal.tse.jus.br/

Leia a Folha Impressa de hoje