O deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) anunciou que é pré-candidato ao Governo do Estado em 2026. A informação foi prestada em primeira mão durante entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 08.
O parlamentar atualmente está cumprindo seu quarto mandato enquanto deputado estadual e também atualmente exerce também a Presidência da Assembleia, reeleito por mais dois anos. Sampaio explica que vai concluir seu mandato, mas que se sente pronto para entrar na disputa das próximas eleições estaduais. “Estou pronto, eu quero e vou ser candidato a governador em 2026”, frisou.
O parlamentar informou que já comunicou sua decisão com lideranças e alianças políticas e que o grupo já está identificando um ou dois nomes para serem candidatos na Assembleia. “Precisamos de uma representatividade enquanto categoria, enquanto Polícia Militar. Devemos escolher um homem ou uma mulher para ser candidata a deputado pela PMRR ou pelo Bombeiro Militar, para manter essa cadeira que surgiu dessa luta. Mas estou pronto para dar o passo seguinte”, explicou.
Sampaio informou ainda que vai precisar conversar essa decisão com seu partido atual, o Republicanos, em razão do vice-governador Edilson Damião ser da mesma agremiação e ter a mesma pretensão política. “Farei uma conversa com ele [Senador Mecias de Jesus] no momento certo, na hora certa. Se o Republicanos não abraçar esse projeto, eu naturalmente vou procurar outra agremiação partidária que abrace esse projeto político e me oportunizar. Me sinto preparado e com toda tranquilidade”, frisou.
Outro ponto levantado pelo deputado, que o levou a tomar essa decisão, é seu envolvimento com as demandas da população de Roraima, por conta do seu mandato enquanto deputado. “Tenho uma boa relação com a categoria dos servidores públicos, dos municípios, uma boa afinidade com a agricultura familiar. Reconheço a importância da valorização da classe empresarial, entendo que precisamos abraçar e criar os mecanismos necessários para fortalecer o agronegócio. Então, me sinto capacitado e preparado com muita disposição. Vou colocar meu nome como pré-candidato e passar esse processo eleitoral vou passar a andar pelo Estado e dialogar”, completou.
Confira a entrevista na íntegra: