Nesta quarta-feira (19), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o afastamento de Eduardo Bim do cargo de presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ele é um dos 10 agentes públicos afastados de seus cargos por ordem do STF. A Investigação da operação Akuanduba também resultou em busca e apreensão no endereço do ministro Ricardo Salles.
A PF investiga a edição de um despacho pelo Ibama, em 2020, que teria permitido a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações. O despacho teria sido elaborado a pedido de empresas com cargas apreendidas no exterior e resultou na regularização, segundo a PF, de cerca de 8 mil cargas de madeira ilegal.
OPERAÇÃO AKUANDUBA – A Polícia Federal faz na manhã desta quarta-feira (19) uma operação contra funcionários da administração pública acusados de facilitar a exportação ilegal de madeira.
A investigação mira funcionários da administração pública acusados de facilitar a exportação ilegal de madeira. Entre os crimes previstos estão corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.
As apurações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras que noticiaram desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação.