Política

Suely Campos anuncia promoção post mortem

Projeto será enviado à ALE-RR para efetuar promoção do soldado ao posto de cabo

A governadora Suely Campos determinou a realização de estudos para elaboração de um Projeto de Lei para efetuar a promoção post mortem do soldado Hélio Vieira Andrade para o posto de cabo. O Estatuto dos Militares de Roraima (Lei Complementar n° 194/2012), não prevê esse tipo de reconhecimento.

“O soldado Hélio é um herói nacional. Ele teve a vida interrompida precocemente, com um futuro promissor na carreira policial. O governo tem o dever de reconhecer sua bravura e também amparar os pais dele, que são idosos”, disse Suely Campos, ao acrescentar que o PL será enviado em breve para votação na Assembleia Legislativa.

A governadora prestou homenagens ao soldado morto em serviço no Rio de Janeiro, onde atuava na segurança das Olimpíadas pela Força Nacional de Segurança.

Ela esteve no velório na manhã desta segunda-feira, 15, na Câmara Municipal de Vereadores, e prestou condolências ao pai do policial, Aquino de Souza Andrade. Muito abalada, a mãe, Martinha Vieira Andrade, estava em casa, sob cuidados médicos.

Após assinar o livro de presença, Suely CamposDurante o velório, a chefe do Executivo conversou com o comandante da Força Nacional de Segurança, Alexandre Augusto Aragon, que acompanhou o corpo de Hélio Vieira Andrade do Rio de Janeiro até Boa Vista.

Suely Campos falou ainda com o militar do Piauí, Rafael Bessa, que estava com o soldado Hélio na viatura, quando o roraimense foi atingido por um tiro de fuzil na testa, disparado por traficantes da Vila do João, no complexo de favelas da Maré. Ele contou que pediu socorro e prestou o primeiro atendimento ao colega.

O comandante da Polícia Militar de Roraima, coronel Dagoberto Gonçalves, vai indicar o nome de Rafael Bessa para que seja homenageado com a medalha Forte São Joaquim.

SEPULTAMENTO
Hélio Vieira Andrade será sepultado às 17h30, no cemitério Campo da Saudade.

O cortejo sairá da Câmara Municipal de Boa Vista às 15h30, e deverá percorrer as principais ruas da Capital. No cemitério, ele receberá honras militares e haverá uma missa de corpo presente.

Depois da solenidade fúnebre, os 12 militares roraimenses que estão na Força Nacional e que vieram acompanhando o corpo do colega, retornam para o Rio de Janeiro, para concluir a missão nas Olimpíadas Rio 2016.