A governadora Suely Campos (PP) destituiu todos os membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal da Empresa Rádio e Televisão Difusora de Roraima, a Rádio Roraima, revogando todos os decretos de nomeação do conselho que estavam em vigor. O conselho havia sido eleito e empossado em 2014 para três anos de mandato.
No Decreto nº 18.285-E, de 15 de janeiro deste ano, a justificativa apresentada é que a competência para nomear os membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Administrativo e Fiscal da Rádio Roraima é do Governo do Estado, baseado na Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal (STF), que diz que “a administração pode anular seus próprios atos (…) ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos”.
Assim, a governadora exonerou José Pereira da Silva, conhecido como Barbosa Junior, do cargo de diretor-presidente, e Edimar Pereira de Lima do cargo de diretor administrativo-financeiro. Nomeou José Raimundo Rodrigues Silva, conhecido como JR Rodrigues, como diretor administrativo-financeiro, e Eduardo Carvalho de Almeida, para o cargo de diretor técnico.
Para o Conselho Administrativo foram nomeados Jadir Corrêa da Costa (presidente), Ana Candida Leite Lima (representante da Procuradoria-Geral do Estado), Milena de Oliveira Reis (representante da Casa Civil), Sheneville Cunha de Araújo (representante da Secretaria de Comunicação), Gabriel Brilhante Gomes (representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento), Lara Cristina Carneiro de Melo (representante da Secretaria de Educação) e Clodir de Matos Filgueiras (representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Administração).
Como membros do Conselho Fiscal da Rádio foram nomeados Ariomar Gouveia Coelho, Severino Duarte da Silva, Diogenes Felipe Amorim Valença, Carolina Ayres da Silva, Olavo Brasil Neto e Bruno Liandro Praia Martins. No dia 22 de janeiro, a governadora nomeou Venicius Antony Linhares para o cargo de diretor artístico da Rádio Roraima.
A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou, por meio de nota, que a destituição dos Conselhos Administrativo e Fiscal e da Diretoria Executiva do Rádio Roraima ocorreu depois que a gestão identificou a necessidade de rever as nomeações. “A Secom reitera que todos os atos foram realizados dentro da legalidade”, frisou.
IMBRÓLIO – Ao ser nomeado, no início do ano, pela governadora Suely Campos como diretor-presidente da Rádio Roraima, o empresário Jadir Corrêa se recusou a assumir o cargo enquanto a diretoria anterior não fosse destituída.
A Folha tentou contato com o ex-diretor-presidente da Rádio Roraima, Barbosa Júnior, para saber se ele pretende ou não ingressar com mandado de segurança na Justiça, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. (V.V)
Política
Suely Campos destitui diretoria e conselhos da Rádio Roraima
Conselho da emissora havia sido eleito e empossado pelo governo passado para três anos de mandato