Política

Suely participa de reunião de governadores no Supremo

A governadora Suely Campos (PP) participa, nesta terça-feira, 13, em Brasília, de uma reunião dos chefes dos executivos convocada pela nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia. A ministra foi empossada ontem à tarde. A reunião com os 27 governadores é um dos primeiros compromissos oficiais da nova presidente. Ela quer conversar sobre os processos de grande impacto, como a dívida dos estados com a União.

Os governadores tambem têm assuntos para tratar com a presidente da Suprema Corte. Eles se reuniram ontem à noite, no Palácio Buritis, sede do governo do Distrito Federal, para fecharem uma pauta de interesse comum.

Segundo a governadora Suely Campos, foram fechados três temas. “Um deles, o fundo penitenciário, é de extrema importância para Roraima,  pois precisamos discutir outras formas de financiamento para o sistema, que vive uma crise em todo o país”, disse.

Os outros temas estão relacionados com a judicialização dos pagamentos de servidores e da compra de medicamentos nos  estados que não estão conseguindo suportar essas contas devido à crise econômica, como o Rio de Janeiro, condenado pela justiça a pagar o salário atrasado de servidores.

POSSE – A posse da ministra Cármen Lúcia foi concorrida. Há 10 anos na Corte, a nova presidente é a segunda mulher a ocupar o cargo de presidente – a primeira foi Ellen Gracie. O ministro Dias Toffoli assumiu o posto de vice-presidente.

“A posse da ministra fortalece a presença da mulher na chefia de um dos poderes da República”, disse a governadora Suely Campos, ao lembrar que a ministra esteve em Roraima à época da homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, a fim de conhecer a realidade para ter fundamentos no julgamento da causa. O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, também se fez presente na posse.

Cármen Lúcia presidirá também o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e adiantou estar pautada na garantia dos direitos das mulheres no Brasil.