Política

Suely promete criar programas de qualificação profissional

Candidata afirma que seu governo vai investir em políticas sociais com a valorização das pessoas e reajuste anual do Crédito Social

A candidata ao Governo do Estado, Suely Campos (PP), da Coligação Salve Roraima, afirmou que as políticas de atenção social, caso eleita, estarão focadas na valorização das pessoas através de programas de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho, atenção ao idoso e reajuste anual do Crédito Social para famílias de baixa renda.
Entre as prioridades está o compromisso em trazer de volta os programas Balcão de Ferramentas, para que pequenos empreendedores tenham inventivo para começar ou incrementar seus negócios; e o Centro de Produção Comunitária (CPC), para que trabalhadores atuem em regime de cooperativa com o apoio do Governo para aumentar a renda familiar. “Um dos destaques será a produção do Fardamento Escolar”, disse.
Suely disse que criará o programa Minha Profissão em parceria com o Sistema “S”, utilizando estruturas como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), para formação de mão de obra qualificada, sem ônus aos alunos. “Vamos unir a aptidão profissional das pessoas e as necessidades identificadas com diálogo com entidades de representação do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços”, detalhou a candidata.
Outra novidade será a criação do Banco do Povo para financiar a melhoria de pequenas empresas ou incentivar a abertura de outras, em diversas áreas, como oficina, lanchonete, escritório, salão de beleza, ateliê de costura, entre outros, com crédito rápido. “Vamos utilizar a antiga estrutura da Agência de Fomento e garantir-lhe orçamento de pelo menos R$ 10 milhões por ano”, disse.
Em seu plano de governo, Suely inseriu a implantação programa de Incentivo à Contratação de Pessoas Portadoras de Deficiência, em parceria com diversas instituições públicas, privadas e de representação de classe ou segmentos sociais, inclusive com planos de incentivo e de formação profissional. Também anunciou que vai construir e aparelhar o Centro de Referência do Idoso (CRI).
A candidata confirmou que, já no mês de janeiro de 2015, caso eleita, enviará projeto à Assembleia Legislativa para estabelecer, em lei, o reajuste anual do Crédito Social. “Vamos garantir que o valor aumente todos os anos, corrigindo-o acima da inflação do período para garantir o poder de compra das famílias beneficiadas”, explicou.