Política

Suplente que substituirá Guarda Jullyerre na Câmara recebeu 821 votos

Quando assumir o cargo, o futuro parlamentar do União Brasil se tornará o menos votado a exercer o mandato na atual legislatura

O subtenente do Exército Brasileiro, Velton Quincozes Poleto, de 45 anos, irá assumir o cargo do vereador Guarda Jullyerre Pablo (União Brasil), que pedirá licença para ser secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito. Subtenente Velton, como é conhecido, recebeu 821 votos nas eleições de 2020.

Quando assumir o posto, o futuro parlamentar do União Brasil se tornará o menos votado a exercer o mandato na atual legislatura e ainda o quarto suplente a assumir o lugar do titular no período (antes, assumiram Daniel Mangabeira, Bruno Perez e Zélio Mota). Na lista dos únicos da Casa que receberam menos de 1 mil votos no pleito anterior, ele fará companhia para Nilson Bispo (PSC), eleito com 970 votos.

Em entrevista à Folha, o militar disse ter feito uma campanha “muito limpa”, em que investiu R$ 30 mil, bem abaixo do que comumente é gasto para ganhar uma eleição. “Eu concorri contra pessoas que têm patrimônio muito maior. Um grupo de jovens militares que me ajudou na campanha. Não obtivemos uma votação tão expressiva por não dispor de recursos”, lembrou o militar, que disse ter sido incentivado a concorrer por ter ajudado mais de 300 jovens dispensados do Exército.

Neste ano, Velton concorreu ao cargo de deputado estadual e obteve mais votos que há dois anos: 1.120, deixando-o como terceiro suplente do União Brasil. Ele não declarou bens à Justiça Eleitoral – dois anos antes, declarara um carro Renault Logan 2008 avaliado em R$ 15 mil.

A Câmara Municipal ainda não definiu a data da posse de Velton, porque aguarda a nomeação oficial de Guarda Jullyerre como secretário, o que acontecerá após publicação no Diário Oficial do Município. O militar do Exército passará a compor a base do prefeito Arthur Henrique (MDB) – que amplia o rol de aliados para 14 parlamentares.

O subtenente prometeu proximidade com a população após ser empossado vereador. “A pessoa tem que fazer algo pela população e o prefeito não tem como estar em todos os lugares. Quero andar na cidade para ver os problemas, levá-los para as secretarias, para o prefeito, para corrigi-los e não usá-los como manobra política”, disse.

Perfil


O subtenente Velton Quincozes Poleto durante atividade militar (Foto: Arquivo pessoal)

Subtenente Velton nasceu em Jaguari (RS), em 2 de março de 1977. Militar do Exército desde 18 de maio de 1996, ele já passou por outros quatro estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Roraima – onde vive desde 2011). O futuro parlamentar é casado com uma psicóloga e pai de dois filhos.

Na carreira, foi instrutor do núcleo de preparações oficiais da reserva e recebeu medalhas militares: a Serviço Amazônico (ouro) pela dedicação, abnegação e capacidade profissional por mais de dez anos; a Corpo de Tropa (prata) pelos bons serviços prestados por mais de 15 anos; e a Marechal Osório pelo  “excelente desempenho funcional”. Também recebeu a Forte São Joaquim, a maior comenda do Estado.

Atualmente, é instrutor do Exército e da Polícia Militar por ser especializado em guerra na selva. É ainda graduado em Gestão Pública e História e pós-graduado em História Antiga, Medieval e Moderna, e em História da Guerra. Nas redes sociais, declara apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e já postou contra a esquerda, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o PT.