O senador Telmário Mota (PROS-RR) integrou a comitiva da Presidência da República, em viagem oficial à Guiana, nesta sexta-feira, 6, quando o presidente Jair Bolsonaro, governador Antonio Denarium e equipe ministerial estiveram em audiência com presidente do país vizinho, Mohamed Irlaan Ali.
Na pauta do encontro, a atualização da tabela de produtos com benefícios tarifários para a importação e a cooperação na área de petróleo.
Na oportunidade, o senador roraimense entregou aos dois presidentes, o projeto da rodovia e da ferrovia que ligará a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, a Georgetown, capital da Guiana.
“Foi um encontro extremante positivo e importantíssimo para o futuro socioeconômico de Roraima e dor Brasil. Além do projeto da ferrovia, que revolucionará o comércio bilateral e fortalecerá a economia dos dois países, solicitei também a continuidade no termo de cooperação técnica entre os dois países para intensificar o processo de combate a Mosca da Carambola, além de equacionar a questão de transporte, uma vez que os caminhões de carga do Brasil não podem entrar na Guiana, pois precisam fazer transbordo”, destacou Telmário.
Os dois presidentes também discutiram a implementação de uma rede de fibra ótica para conexão de internet de Georgetown até Boa Vista e formalizaram um grupo de trabalho que acompanhará de perto todo o cronograma de ações propostas no encontro.
“Sem dúvida essa viagem é o início de uma cooperação mútua que só trará benefícios para os dois países, e principalmente para Roraima. A união do governo federal com o governo do estado e a força do nosso trabalho vem mostrando resultados reais para o crescimento e para o desenvolvimento de Roraima, com novas oportunidades e geração de emprego e renda jamais vistos”, concluiu o senador.