Política

Telmário se reúne com general Mourão e faz pedidos para RR

O senador Telmário Mota (PTB-RR) esteve reunido nessa segunda-feira, 19, com o vice-presidente eleito, general Mourão, para discutir pautas que sejam favoráveis ao Brasil e a Roraima.

Segundo o senador, ele aproveitou a oportunidade para explicar os principais entraves que atingem o estado e documentar os pleitos por meio de ofício para que também cheguem ao conhecimento do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Entre as principais pautas, Telmário falou da urgência em resolver a questão energética no estado. O senador reforçou que além da construção do Linhão do Tucuruí, Roraima também necessita investir em fontes renováveis de energia, como eólica e solar, que teriam bom resultado devido ao clima do estado e ventos.

O senador também demonstrou a preocupação com a titulação das 12 glebas na região fronteiriça de Roraima que atualmente causam grande insegurança jurídica e impedem investimentos no estado.

Também foi assunto da audiência, o pedido do senador Telmário Mota para o presidente repactuar a dívida de Roraima, aos moldes do que foi feito com o Rio de Janeiro. A proposta é que o empréstimo de R$ 2 bilhões que o governo de Roraima deve atualmente tenham maior prazo para pagamento.

Questão que já tem sido comentada pelo presidente eleito e que também preocupa o senador é a mineração no estado. No ofício, Telmário solicita que a exploração pretendida pelo futuro governo seja pensada de maneira sustentável e com a participação ativa nas decisões dos indígenas que já vivem na região.

Também voltado à questão indígena, o senador Telmário Mota pediu o envio de 30 mil cabeças de gado para que as comunidades possam se desenvolver economicamente e com uma atividade de baixo impacto ambiental que também refletirá no desenvolvimento dos municípios onde essas aldeias se localizam.

Por fim, mas não menos importante, o senador sugeriu que para resolver o problema de forma menos drástica e aos moldes do que já se adota mundialmente, sejam implantados corredores ecológicos com instalação de passarelas e túneis de travessia, além de redutores de velocidade.

Extraoficial, o senador Telmário pediu atenção à educação indígena. Sugeriu a construção de uma Universidade Indígena na comunidade da Placa, que irá beneficiar os municípios de Normandia, Uiramutã e Pacaraima, para que os jovens possam ter uma formação adequada para desenvolverem atividades que ajudem suas comunidades e também o estado como um todo. Também apontou a importância de construir três Campi em Bonfim, Amajari e Alto Alegre.