Política

Teresa não dá data de previsão para abertura de comércio

Segundo a PMBV, será necessário adotar três etapas consecutivas para retomada da atividade econômica

A prefeita Teresa Surita (MDB) apresentou o plano de reabertura do comércio na Capital como prometido, porém, não definiu uma data concreta para a retomada das atividades comerciais em Boa Vista. A informação foi anunciada em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 23, no Teatro Municipal e divulgada virtualmente por meio do Facebook e Instagram da PMBV.

No documento apresentado à imprensa, a Prefeitura afirma que agora é chegada a hora da retomada da atividade econômica, mas mantendo todos os cuidados com a saúde da população. “O presente plano de retomada prevê as ações e liberações em três etapas consecutivas dos setores estratégicos, que precisam ser estimulados; investimentos públicos retomados; e o setor de serviços recuperados, sempre dentro da visão de preservar a saúde e a vida”, informa.

Para atingir as três etapas de liberação, a prefeita afirma que demandará cerca de 30 dias contados a partir da implantação da primeira etapa. Uma questão importante é que a primeira etapa só será atestada com o funcionamento dos leitos de retaguarda, necessários para dar suporte ao tratamento de doenças. 

“O plano visa estabelecer medidas e adequar regras para que o comércio e a prestação de serviços retomem suas atividades de forma gradual, atendendo a critérios que visam manter o distanciamento e isolamento social, necessários para que se diminua a propagação do coronavírus”, diz trecho do documento.

A necessidade de adoção de medidas de prevenção já havia sido defendida pela prefeita à Folha na última sexta-feira. Na ocasião, a prefeita afirmou que embora o Hospital da Campanha tenha sido inaugurado, o retorno das atividades ainda deveria aguardar a queda do índice de óbitos e infectados por covid-19. (P.C.)

Coletiva ocorreu no Teatro Municipal (Foto: Nilzete Franco / FolhaBV)