Política

Teresa Surita avalia gestão e diz que maior desafio é a Saúde

Conforme prefeita, posto de saúde do bairro Caimbé servirá de projeto-piloto para atendimento ao público 24 horas

“Este ano que está acabando foi difícil. Mas, apesar da crise política e econômica, conseguimos manter a qualidade de entrega de obras e de serviços à população boa-vistense”, avaliou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), sobre o terceiro ano de sua gestão à frente do Executivo municipal.

Para ela, o maior desafio é a saúde. Uma das principais ações ainda para o início de 2016 é a inauguração do Centro de Saúde Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, zona Oeste, com atendimento 24 horas e o funcionamento até a meia-noite de outros dois postos de saúde, nos bairros Caranã e Nova Cidade. “O Olenka vai funcionar como um projeto-piloto. Vamos ver como será o funcionamento, aprender a lidar, e depois ampliar o atendimento nesses outros dois postos”, explicou à Folha.

Segundo a prefeita, com isso, será necessária a contratação de mais servidores para a saúde por conta do terceiro turno de trabalho. “Mas ainda vamos estudar o impacto financeiro disso, fazer com cuidado por conta da crise financeira”, disse.

Entre outras ações na área da saúde, Teresa destacou a reforma das unidades de saúde e a implantação de uma sala de raio-x no Centro de Referência e Especialidades Médicas, no bairro Mecejana, área central de Boa Vista. “Queremos atender lá as crianças de até 12 anos e adultos que sejam pacientes em tratamento na rede municipal de saúde”, comentou.

Lembrou também da ampliação no número de agentes comunitários de saúde, de 12 para 57 equipes, e da contratação de novos médicos: hoje 136 trabalham no Hospital da Criança Santo Antônio e 82 na rede básica de saúde. “A reestruturação da saúde é complexa. Temos que melhorar muito, mas não temos mais cadeiras de plástico no corredor e nem falta medicamento. Em 2016, vamos avançar mais ainda”, disse.

OBRAS – Neste ano, a Prefeitura de Boa Vista entregou reformadas a Orla Taumanan e as praças da Bandeira e Mané Garrincha. “Queremos ainda no final de janeiro entregar a Praça das Águas. Já a Praça Ayrton Senna demorará mais um pouco, pois ainda estamos fazendo a mudança de toda a calçada e iluminação. A próxima fase é a reforma dos quiosques”, disse. Outra obra que deve ser entregue no próximo ano é a do Teatro Municipal, em construção há cinco anos, e da Vila Olímpica, que está em reforma também.  

MOBILIDADE – Uma ciclovia que ligará o Conjunto Cidadão, na zona Oeste, ao final da Avenida Ville Roy, no bairro Caçari, zona Leste, é outro grande projeto da Prefeitura de Boa Vista. “Queremos entregar a primeira fase no final de janeiro. Mas dependemos da máquina quente de pintura que acabou de chegar ao estado e que nunca utilizamos”, explicou.

Além disso, estão previstas nas obras de mobilidade urbana a construção de três pontes, ligando o Cidade Satélite ao Silvio Leite, a Avenida Universo (também no Cidade Satélite) à Avenida Parimé Brasil (no Caranã) e o Nova Cidade ao Airton Rocha. Abrigos de ônibus, construção de calçadas e faixas exclusivas para ônibus também deverão ser implantados.

EDUCAÇÃO – “Na Educação, somos referência para o Brasil. Recebemos prêmios e continuamos concorrendo a outros”, lembrou a prefeita Teresa Surita, destacando a construção de creches e casas-mãe e a inauguração do Centro de Tecnologia, que funcionará no prédio do antigo Restaurante Popular, no bairro Mecejana, e atenderá cerca de 800 jovens.

SEGURANÇA – Quanto à segurança, o trabalho feito em parceria entre a Guarda Municipal e órgãos de segurança, como Polícias Militar, Civil e Federal, no combate ao crime foi destacado pela prefeita. Assim como o desafio de diminuir o número de acidentes de trânsito na capital. “O número de pessoas que não têm habilitação é alto e essa não é uma responsabilidade nossa e sim do Detran. Vamos fazer a nossa parte, sinalizando, colocando mais semáforos, fechando retornos e colocando pardais fixos em toda a cidade”, assegurou.

SERVIDORES – “Mas nada disso seria possível sem os servidores. Já convocamos mais de 3 mil, na saúde, educação, segurança. E vamos continuar honrando nossos compromissos. Tivemos que diminuir o planejamento feito para 2015, mas terminamos o ano pagando os salários sem atraso”, disse. (V.V)

 
‘Vou disputar a reeleição, mas ainda não tenho vice’, diz Teresa

 À Folha, a prefeita Teresa Surita (PMDB) confirmou que disputará a reeleição no próximo ano. “Vou para a reeleição. Se me reeleger, não farei como em 2010 e cumprirei os quatro anos de mandato”, disse. Questionada se precisaria de mais uma gestão para conseguir entregar todas as obras que estão em andamento, afirmou que sim e que para gerir Boa Vista seriam necessárias “duas, três ou quatro gestões”.

Mas sobre o nome do vice que concorrerá com ela a candidatura à Prefeitura de Boa Vista, ela afirmou que ainda não tem. “É um ponto que ainda não foi definido.

Não posso decidir isso sozinha, preciso da coligação. O vice é uma figura muito importante. Para mim, essa figura precisa ter lealdade, confiança e compreensão do que é a prefeitura. Até agora vários nomes estão sendo colocados, mas oficialmente nenhum foi escolhido. Não tenho realmente ideia de quem será e tenho pedido a Deus que me ilumine”, afirmou. (V.V)