Política

Teresa Surita faz balanço da gestão municipal e anuncia novo secretariado

A partir de janeiro, a Prefeitura de Boa Vista contará com 22 pastas, sendo 19 da administração direta e três da indireta

A prefeita eleita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), anunciou ontem, 27, seu secretariado para os próximos quatro anos de gestão. A solenidade ocorreu no auditório do Palácio 9 de Julho, onde a chefe do Executivo municipal fez ainda um balanço de sua gestão, mostrando a atuação positiva em áreas como saúde, educação e principalmente ações sociais.

“Nós fizemos muita coisa nesses quatro anos. É uma outra cidade e uma outra realidade, mas ainda temos muito o que fazer e nossos programas são muito grandes para ter uma Boa Vista muito melhor do que a que apresentei hoje para vocês. Essa é minha expectativa”, contou.

A partir de janeiro, a prefeitura contará com 22 pastas, sendo 19 da administração direta e três da indireta. Segundo a prefeita Teresa Surita, a experiência e formação técnica contribuíram para a escolha dos secretários. “Minha expectativa para o novo secretariado é que eles produzam o necessário para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em nossa cidade. São pessoas técnicas e políticas, que entendem e têm responsabilidade com a gestão pública e são preparadas para enfrentar o que está por vir”, disse Teresa.

Foram criadas quatro novas secretarias e entidades, sendo que duas delas só devem ser implantadas no segundo semestre do ano que vem, quando a condição financeira do município melhorar. “Não se trata apenas de criar novas secretarias e, sim, de remanejar um trabalho que já vem sendo feito, que já existe, para um local mais adequado. Os secretários que assumem são pessoas preparadas para enfrentar os desafios que vão assumir para que juntos possamos trabalhar para tornar Boa Vista cada vez melhor”, reforçou.

A administração municipal tem hoje 80% de aprovação popular e afirma que tem um planejamento estratégico para contornar a crise econômica que atinge o País. “Vamos continuar com o plano de governo que temos e com o trabalho que estamos desenvolvendo. Estamos passando pela crise e ajustando internamente para nos adequar e enfrentar 2017. Vamos congelar o salário dos nossos secretários por enquanto para ajudar a economia do município”, informou.

Entre os novos escolhidos para trabalhar no alto escalão do governo municipal estão Thayssa Cardoso, Cláudio Galvão e Cremildes Duarte. Eles assumirão projetos especiais, saúde e convênios, respectivamente.

Veja como fica a nova estrutura da administração direta e indireta do município:

Investimentos
Mesmo com a crise financeira e ajustes nos gastos públicos, o planejamento da Prefeitura de Boa Vista contou com investimentos em áreas como saúde, obras, educação, social, segurança, trânsito e regularização fundiária urbana.
“Vamos continuar o trabalho que estamos desenvolvendo. Estamos passando pela crise e nos ajustando internamente para enfrentar 2017. Fizemos muito neste ano, Boa Vista é outra cidade, vive outra realidade, mas sabemos que ainda temos muito por fazer. Os nossos programas para o ano que vem são muito grandes. Se conseguirmos trabalhar da forma que planejamos, teremos uma cidade muito melhor que a de hoje”, destacou a prefeita.

Crise e Despesas
A prefeita também anunciou medidas de contenção de despesas para 2017 com o objetivo de manter o controle das contas públicas. Os aumentos aprovados somente serão efetivados com a disponibilidade de recursos. Será criada uma Central de Transportes para otimização dos veículos e redução do consumo de combustível e da frota de veículos. A racionalização do consumo de energia elétrica, água, telefone, combustível e materiais de expediente, que já ocorre hoje, deve continuar.  

Gestão Social
Na área social, a Prefeitura conseguiu atender cerca de 10 mil famílias por meio dos projetos e programas sociais. Só o Família Que Acolhe atendeu 7.962 famílias. O programa virou referência nacional e internacional em política pública voltada à primeira infância, que inclui os cuidados com as crianças desde a gestação até os seis anos de idade, sendo a única experiência brasileira apresentada no Pacto Global para o Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido pela New York Academy of Sciences, nos Estados Unidos.
Por conta das ações sociais promovidas pela Prefeitura de Boa Vista, o município recebeu, em 2016, o Selo Unicef. Por conta do programa Família Que Acolhe, a prefeita Teresa Surita conquistou este ano o Prêmio Prefeito Amigo da Criança.

Educação
A rede municipal de ensino atendeu 36 mil crianças com idade entre dois e 12 anos. Neste ano, 11 novas Casas-Mãe foram construídas e 6 creches Pro-infância, inauguradas. No Ideb, Boa Vista obteve a nota 5.5 para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, ultrapassando a sua própria meta (5.3) e a meta nacional (5,2). Das 36 escolas municipais participantes da Prova Brasil (instrumento de avaliação do Ideb) em 2015, 24 atingiram ou ultrapassaram a meta projetada para o ano e algumas superaram, inclusive, a meta prevista para 2021.

Saúde
Este ano, 4 unidades básicas de saúde passaram a funcionar com horário estendidos até meia-noite. Os locais foram selecionados estrategicamente para atender e dar cobertura à população de todos os bairros da cidade, principalmente àqueles que ainda não possuem uma unidade de saúde. São elas: Délio Tupinambá, no Nova Cidade; Olenka Macellaro, no Caimbé; Aygara Motta, no Cidade Satélite; e Mariano de Andrade, no Caranã.
Foi inaugurado o primeiro Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama. O Hospital da Criança Santo Antônio passa por reforma. Além disso, foram empossados 36 médicos e realizado mais um processo seletivo para contratação de novos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

Mobilidade Urbana
Foram construídos 34 quilômetros de ciclovia, reformado e ampliado 40% do miniterminal Luiz Canuto Chaves e dado início à instalação de 700 abrigos de ônibus simples e climatizados. O projeto de mobilidade contempla ainda a construção de três pontes na zona Oeste de Boa Vista. Duas delas já estão em processo de execução e vão interligar os bairros Jardim Caranã e Cidade Satélite, e Airton Rocha e Nova Cidade.

Limpeza Urbana
A limpeza da cidade seguiu rigorosamente o cronograma de coleta de lixo para atender aos 56 bairros da Capital. De janeiro a outubro de 2016, a Secretaria de Gestão Ambiental coletou 263.313,57 toneladas de lixo domiciliar e retirou 358.931,52 toneladas de entulhos e galhadas das ruas de Boa Vista.

Trânsito
O trânsito também melhorou com os investimentos feitos em 2016. Mais de 100 ruas e avenidas da Capital receberam serviços de sinalização vertical e horizontal. Mais de sete mil placas foram implantadas ao longo das vias. Hoje o município dispõe de 53 pontos semafóricos, sendo 19 instalados apenas este ano.

Segurança urbana
Na área da segurança urbana, a Guarda Civil Municipal recebeu mais de 600 itens compostos por armamentos e munições de baixo potencial letal para o controle e contenção de grandes distúrbios públicos. A Prefeitura assinou um convênio com a Polícia Federal, que concede o porte de armas de fogo aos integrantes da Guarda. Já foram emitidos pareceres favoráveis à cessão do porte de armas a membros da corporação. Também foi assinado um termo de cooperação técnica com a polícia militar para cessão de armas de fogo e aberto processo licitatório para a compra do armamento próprio da GCM.