Política

TRE aguarda escolha de juízes da classe jurista há 1 ano

Um ano depois de iniciados os procedimentos para a escolha dos dois juízes eleitorais da classe jurista, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) ainda aguarda as nomeações para composição de seu pleno.

Os dois magistrados devem substituir os juízes Stélio Dener e Jorge Fraxe, que tiveram seus mandatos encerrados ainda no ano passado.

A Folha recebeu informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que a primeira lista tríplice, para preenchimento da vaga deixada por Dener, foi encaminhada para apreciação e nomeação pela presidente Dilma Rousseff (PT), com nomes de advogados aprovados pelo órgão. Na lista, constam os nomes dos advogados Inajá de Queiroz Maduro, Rárison Tataíra da Silva e Jean Pierre Michetti. A decisão unânime dos ministros foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 31 de março passado.

Com relação à segunda lista, para preenchimento da vaga de Fraxe, a assessoria de comunicação do TSE informou que, no dia 9 de abril passado, os ministros decidiram solicitar ao TRE a substituição do nome do advogado José Ruyderlan Ferreira Lessa.

Essa lista tríplice, conforme o Tribunal, foi enviada para Roraima e ainda não houve retorno. Constam na lista ainda os nomes de Helaine Maise de Morais França e Maria Dizanete de Souza Matias.

A Assessoria de Comunicação da Corte Regional informou que o procedimento ainda não teria chegado a Roraima. A vaga para juiz suplente da classe jurista também está com procedimento de escolha em aberto. O mandato da juíza eleitoral Inajá de Queiroz Maduro encerrou-se no dia 26 de fevereiro passado. Constam na lista tríplice para o posto os nomes dos advogados Cleusa Lúcia de Souza, Rozane Pereira Ignácio e Claudio Delmiro Rabelo Evangelista.