Política

TRE e TJ de Roraima recebem Selo Ouro do Conselho Nacional de Justiça

Na manhã desta segunda-feira, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) foram agraciados, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o Selo Ouro Justiça em Números. O resultado foi divulgado em Brasília, durante o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que reúne presidentes e corregedores dos tribunais e Conselhos de Justiça, além de membros da área de governança e gestão estratégica do Poder Judiciário.

O selo possui quatro categorias: Diamante, Ouro, Prata e Bronze. O seu nome, Justiça em Números, faz referência ao nome do anuário estatístico da Justiça produzido pelo CNJ, com informações prestadas pelos tribunais brasileiros. De posse de dados confiáveis sobre movimentação processual, despesas e pessoal, por exemplo, os responsáveis pela gestão judiciária poderão elaborar, de maneira mais fundamentada, políticas públicas que aprimorem o serviço prestado pela Justiça à sociedade.

Este é o terceiro ano que o TJRR recebe o Selo Ouro do Justiça em Números. A iniciativa visa reconhecer os tribunais brasileiros pelo esforço feito em 2015 para aprimorar os sistemas de estatísticas e informações relacionadas ao funcionamento do Judiciário.

Para a concessão da homenagem são avaliados quesitos como nível de informatização do tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento das resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação, entre outros.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Almiro Padilha, “ser agraciado com o selo Ouro é o reconhecimento ao trabalho que estamos fazendo, investindo nos meios eletrônicos de comunicação, trabalhando sempre na busca da melhoria de nossos dados, pois a informação é o maior aliado da gestão por resultados”.

TRE/RR – Da mesma forma, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima recebeu o Selo Ouro durante solenidade de premiação do Selo Justiça em Números. Trata-se de um reconhecimento aos Tribunais que investem na excelência da produção, gestão, organização e disseminação de suas informações administrativas e processuais.

Além do requisito básico de encaminhamento adequado das informações constantes no Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ), com atenção aos prazos de preenchimento e à consistência dos dados, também foram avaliados outros itens, tais como: nível de informatização do Tribunal, uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação.

Para o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, o trabalho incansável dos juízes e servidores foi imprescindível para alcançar o resultado. “Receber esse prêmio é o reconhecimento do CNJ de uma gestão planejada e estratégica voltada para atingir as metas do Conselho, além de ser o reflexo da dedicação dos juízes, servidores e demais atores da Justiça Eleitoral roraimense. Dividimos o prêmio com todos os citados, com nossos familiares, agradecendo a Deus a possibilidade de estar mais uma vez à frente de uma equipe vitoriosa e competente”, disse.