Política

TRE-RR cassa mandato da deputada estadual Yonny Pedroso

Em nota, a assessoria de comunicação da parlamentar afirmou que Yonni irá recorrer e que a acusação é improcedente

Após cinco horas de sessão ordinária, realizada por meio de videoconferência, o mandato da deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade) foi cassado por unanimidade nesta quarta-feira (15) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), sob a acusação de ter cometido supostos crimes de abuso do poder econômico, desvio de finalidade e compra de votos na eleição de 2018.

Relator do caso, o juiz Alexandre Magno Magalhães Vieira julgou pela procedência da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) da parlamentar, voto este que foi seguido pelos desembargadores Jefferson Fernandes da Silva e Leonardo Pache de Faria Cupello; pelos juízes de direito Graciele Souto Mayor e Bruno Hermes Leal; e juristas Rozane Pereira Ignácio e Francisco de Guimarães Almeida.

O julgamento fazia parte do processo de número 0601901-76.2018.6.23.0000, de autoria do ex-deputado estadual George da Silva de Melo.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da parlamentar informou que a deputada estadual permanece no cargo e que vai recorrer da decisão, assegurando seu direito ao contraditório e à ampla defesa.

“A denúncia é totalmente improcedente. A campanha que resultou vitoriosa em 2018, com 5.872 votos, obedeceu rigorosamente aos preceitos legais, o que restará comprovado nas instâncias superiores da Justiça Eleitoral. Seguimos confiantes na Justiça, com muita serenidade, trabalhando de forma incansável pelo povo de Roraima”, encerrou a nota.