Política

TRE-RR define horário eleitoral dos candidatos à Prefeitura de Boa Vista

Prefeita Teresa Surita recebeu maior fatia do tempo no Horário Eleitoral Gratuito, que começa no dia 26 de agosto, com duração de 35 dias

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definiu e distribuiu o tempo de propaganda de partidos, coligações e candidatos no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão. Dos candidatos a prefeito em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita (PMDB) tem maior fatia do horário eleitoral, seguida do vereador Sandro Baré (PP). Os programas começam no dia 26 de agosto e vão até o dia 29 de setembro.

A prefeita da Capital também terá o maior tempo em cada bloco, de 3 minutos e 36 segundos, para apresentar suas propostas de governo. O segundo maior programa será de Sandro Baré, com 1 minuto e 33 segundos. O deputado federal Abel Galinha (DEM) vem em terceiro, com 1 minuto e 27 segundos, e Roberto Ramos (PT) com 1 minuto e 25 segundos.

Kalil Coelho (PV) terá 41 segundos, Jeferson Alves (PDT) terá 36 segundos e Márcio Junqueira (PROS) 17 segundos. Luis Oca (PSOL) e Alex Ladislau (PRP) têm o menor tempo: o primeiro com 12 segundos e o segundo com 9 segundos.

No rádio e televisão, os candidatos a prefeito se apresentarão em dois períodos diários de 10 minutos cada. No rádio, os blocos serão transmitidos pela manhã, às 7h e 12 horas. Na TV, às 13 horas e 20h30min.

Além desses horários, os partidos têm ainda 70 minutos diários em inserções, de 30 ou 60 segundos cada, veiculados entre 5 e 24 horas, inclusive aos domingos, sendo 42 minutos para a campanha dos candidatos a prefeito e 28 minutos para a campanha dos candidatos a vereador.

De acordo com a Resolução nº 23457/105 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10% do tempo total disponível é distribuído igualmente entre os partidos e coligações e 90% conforme a representação dos partidos no Congresso Nacional, pelo número de deputados federais.

Para fechar os cálculos, restam sobras que foram sorteadas pelo TRE na audiência. Para os programas em bloco de prefeitos, foram sorteadas nove sobras e todos os partidos terão tempo extra em segundos.

A divisão foi feita por técnicos do TRE no sistema informatizado do Tribunal Superior Eleitoral, na presença de representantes de partidos, emissoras e membros das Emissoras de Rádio e TV.

INSERÇÕES – O tempo de inserções também foi distribuído na audiência. Com a reforma eleitoral, vereadores não aparecerão mais no horário eleitoral em bloco, que será dedicado exclusivamente aos candidatos candidatas à prefeitura.

As chamadas inserções, propagandas de 30 e 60 segundos ao longo da programação das emissoras, veiculará propostas de prefeitos e vereadores em um total de 70 minutos diários. Prefeitos têm 60% do tempo (42 minutos) e vereadores 40% (28 minutos).

Novamente, a prefeita Teresa é a candidata com o maior número entre os postulantes ao cargo de prefeito, somando exatas 1054 inserções, e Sandro Baré, em seguida, com 457, de um total de 2940.

Confira o tempo de cada candidato majoritário, do maior para o menor: