O Pleno do TRE-RR (Tribunal Regional Eleitoral de Roraima), em sessão ordinária realizada neste último sábado, dia 13, julgou aprovadas, por unanimidade, as contas de campanha dos candidatos eleitos Hiran Gonçalves (PMN) e Jane José da Silva (PSL), respectivamente aos cargos de deputado federal e estadual, e ainda do candidato a deputado estadual Carlos Eduardo (PP). Os julgamentos da Corte são fundamentados no relatório da Coordenadoria de Controle Interno (Cocin) da Justiça Eleitoral e no parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.
Dos 71 eleitos este ano, até o momento, a Justiça Eleitoral roraimense julgou 39 prestações de contas. Hoje, a partir das 9h30, haverá a última sessão ordinária no Pleno do TRE-RR para julgar as 32 contas de campanha que ainda restam.
O presidente em exercício do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, destacou o esforço concentrado dos servidores da Secretaria Judiciária e da Coordenadoria de Controle Interno, além dos assessores e juízes eleitorais. “Nessa semana, realizamos sessões ordinárias de segunda a sábado. Estamos trabalhando todos os dias, inclusive feriados, das 8h às 19h, para cumprirmos o calendário eleitoral e realizarmos a diplomação dos eleitos e suplentes”, ressaltou.
BALANÇO – Foram aprovadas as contas da governadora Suely Campos (PP) e seu vice, e dos seguintes deputados federais eleitos neste pleito: Abel Mesquita (PDT), Édio Lopes (PMDB), Hiran Gonçalves (PMN) e Remídio Monai (PR). Para deputado estadual, as contas foram julgadas aprovadas dos seguintes eleitos: Ângela Águida (PSC), Mecias de Jesus (PRB), Evangelista Siqueira (PT), Aurelina Medeiros (PSDB), Gabriel Picanço (PRB), Jane José da Silva (PSL), Joaquim Ruiz (PTN), Lenir Rodrigues (PPS), Rosinaldo Bezerra (PSB).
Por outro lado, foram aprovadas com ressalvas as contas da deputada federal eleita Maria Helena (PSB), e dos seguintes deputados estaduais: Antônio Eduardo (PEN), Francisco Sampaio (PC do B), George Melo (PSDC), Gerson Chagas (PRTB), Izaías Maia (PRB). As contas do deputado federal Carlos Augusto (PHS) foram desaprovadas. Em relação aos suplentes de deputado federal e estadual, 12 candidatos tiveram as contas aprovadas e cinco foram aprovadas com ressalvas.
Diplomação dos eleitos será amanhã
A sessão solene de diplomação dos candidatos eleitos no pleito deste ano será realizada amanhã, dia 16, a partir das 16 horas, no CAF (Centro Amazônico de Fronteira), localizado no campus da UFRR (Universidade Federal de Roraima).
No total, serão expedidos 71 diplomas, sendo dois para a governadora eleita e vice, um para senador, oito para deputados federais e 24 para deputados estaduais, além dos respectivos suplentes. Com este ato, eles recebem um documento oficial que reconhece a validade de sua eleição e estarão aptos a tomar posse nos cargos aos quais foram eleitos.
A integrante da Comissão Organizadora do evento, Janice Bessa, explica que este ano a programação será diferenciada ou a dinâmica da sessão. “O auditório, que possui capacidade de 1.114 lugares, está dividido em setores com cores diferenciadas. Teremos os setores da justiça, dos diplomandos, dos familiares, das autoridades, dos servidores do TRE-RR, da imprensa, dos parceiros e assim por diante. Os convidados receberam, juntamente com o convite, o cartão de acesso ao auditório com assento marcado. Nossa recomendação é que as pessoas cheguem com 30 minutos de antecedência e se atentem ao fato de que, por ser uma sessão solene, o traje solicitado é passeio completo”, explicou.
Confira abaixo a programação:
– Prelúdio
Apresentação da Orquestra de Câmara do Instituto Boa Vista de Música. Exposição de fotos “Eleições 2014” do fotógrafo Orib Ziedson. Lançamento do livro “Amazonas e Roraima” do jornalista Rômulo Senna.
– Apresentação do Espetáculo “Luas” da Escola de Dança Ballet Cristina Rocha acompanhada da orquestra Músicos da Amazônia.
– Abertura da Sessão Solene de Diplomação dos eleitos nas Eleições Gerais de 2014.
– Apresentação do Hino Nacional com a cantora Kárisse Bloss.
– Homenagem aos servidores do TRE-RR com o troféu “Eleições 2014”.
– Homenagem aos parceiros que atuaram nas Eleições Gerais de 2014 com certificado.
– Homenagem ao presidente em exercício do TRE-RR, desembargador Mauro Campello com a “Medalha do Mérito Personalidades da Amazônia”.
– Homenagem aos juízes eleitorais do Pleno do TRE-RR com a “Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira”.
– Apresentação do Coral Canarinhos da Amazônia.
– Diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições Gerais 2014.
– Encerramento com apresentação do Grupo Roraimeira (Eliakin Rufino, Zeca Preto e Neuber Uchoa)
Política