Política

União financiará projeto Cruviana, garante ministro de Minas e Energia

Uma semana após receber sinal verde do presidente da República, Michel Temer (PMDB), para a implantação de torres de energia eólica e solar em terras indígenas de Roraima, o senador Telmário Mota (PDT) teve uma reunião ontem, 16, com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, para confirmar o compromisso que permitirá a execução das obras.

O ministro afirmou que a viabilização do projeto é possível e só aguarda o plano de obra que vai estabelecer os valores do projeto, encomendado pelo Instituto Socioambiental (ISA). “Reconhecemos importância deste projeto pioneiro para o Estado, pois será o pontapé inicial para equacionar a crise energética em Roraima”, assegurou Fernando Coelho.   

PROJETO – O projeto Cruviana é uma parceria entre o Conselho Indígena de Roraima (CIR), o Instituto Socioambiental (ISA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e avalia continuamente o potencial para geração de energia eólica na região Nordeste de Roraima, onde está a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

O pedido do parlamentar é que sejam instaladas torres para a captação da energia dos ventos no Maturuca e em pedra Branca, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.