Esdras do Coração Macuxi, o único vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) eleito em Roraima, foi diplomado nessa quarta-feira (11), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR). Nas eleições de 2024, o partido lançou 16 candidatos a vereador no estado, mas apenas Esdras foi eleito em Uiramutã, com 351 votos.
Morador da sede do município, Esdras Kaian Ribeiro Xavier tem 30 anos, é empresário do ramo varejista, casado e pai de quatro filhos. Ele é filho de Antônio Edmar, ex-presidente da Câmara de Vereadores do Uiramutã. Conforme o vereador eleito, o desenvolvimento econômico do município será uma das prioridades de sua gestão.
“Sem esquecer áreas essenciais, como saúde e educação, vamos trabalhar também para aprovar projetos de lei voltados para a produção agrícola. Vamos incentivar a agricultura e a piscicultura, por exemplo, porque nossa terra tem potencial para isso”, afirmou.
Esdras declarou que irá trabalhar em parceria com o Executivo municipal, pois as bandeiras de luta do PT e do Rede, partido do prefeito eleito de Uiramutã, Tuxaua Benísio, são similares. Adiantou, também, que irá se candidatar à presidência da Câmara de Vereadores do Uiramutã no próximo ano.
“Acredito que a união faz a força. Portanto, Tuxaua Benísio pode contar com meu apoio. Vamos juntos trabalhar para desenvolver economicamente nosso município”, frisou.
Localizado na fronteira com a Venezuela e a Guiana, Uiramutã fica na região mais setentrional do Brasil. O município tem a maior proporção da população indígena no país. É no Uiramutã que está localizada grande parte da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, onde vive uma população de 5 mil indígenas dos povos Macuxi, Taurepang, Patamona, Ingaricó e Wapichana. A extensão territorial da reserva tem cerca de 1,7 milhão de hectares em área continua, onde estão distribuídas 222 comunidades.