Política

Único vereador do PT eleito em Roraima é diplomado

Nas eleições de 2024, o partido lançou 16 candidatos a vereador no estado, mas apenas Esdras do Coração Macuxi foi eleito

O vereador eleito, Esdras do Coração Macuxi, e o juiz da 7ª Zona Eleitoral, Ruberval Barbosa de Oliveira Júnior (Foto: Divulgação)
O vereador eleito, Esdras do Coração Macuxi, e o juiz da 7ª Zona Eleitoral, Ruberval Barbosa de Oliveira Júnior (Foto: Divulgação)

Esdras do Coração Macuxi, o único vereador do Partido dos Trabalhadores (PT) eleito em Roraima, foi diplomado nessa quarta-feira (11), pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR). Nas eleições de 2024, o partido lançou 16 candidatos a vereador no estado, mas apenas Esdras foi eleito em Uiramutã, com 351 votos.

Morador da sede do município, Esdras Kaian Ribeiro Xavier tem 30 anos, é empresário do ramo varejista, casado e pai de quatro filhos. Ele é filho de Antônio Edmar, ex-presidente da Câmara de Vereadores do Uiramutã. Conforme o vereador eleito, o desenvolvimento econômico do município será uma das prioridades de sua gestão.

“Sem esquecer áreas essenciais, como saúde e educação, vamos trabalhar também para aprovar projetos de lei voltados para a produção agrícola. Vamos incentivar a agricultura e a piscicultura, por exemplo, porque nossa terra tem potencial para isso”, afirmou.

Foto: Divulgação

Esdras declarou que irá trabalhar em parceria com o Executivo municipal, pois as bandeiras de luta do PT e do Rede, partido do prefeito eleito de Uiramutã, Tuxaua Benísio, são similares. Adiantou, também, que irá se candidatar à presidência da Câmara de Vereadores do Uiramutã no próximo ano.

“Acredito que a união faz a força. Portanto, Tuxaua Benísio pode contar com meu apoio. Vamos juntos trabalhar para desenvolver economicamente nosso município”, frisou.

Localizado na fronteira com a Venezuela e a Guiana, Uiramutã fica na região mais setentrional do Brasil. O município tem a maior proporção da população indígena no país. É no Uiramutã que está localizada grande parte da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, onde vive uma população de 5 mil indígenas dos povos Macuxi, Taurepang, Patamona, Ingaricó e Wapichana. A extensão territorial da reserva tem cerca de 1,7 milhão de hectares em área continua, onde estão distribuídas 222 comunidades.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.